O Óquei de Barcelos voltou a escrever uma página histórica no hóquei em patins europeu, vencendo o Voltregá esta tarde por 5-2 em Léria e confirmando mais uma presença na final da Taça CERS, onde tentará alcançar o terceiro triunfo consecutivo na competição frente ao Lleida, que venceu o Breganze por 4-3 no prolongamento.

Posted by Óquei Clube de Barcelos on Saturday, April 28, 2018

Em Espanha, o conjunto comandado por Paulo Pereira (ex-campeão nacional pelo Valongo, numa equipa que contava com nomes como Ângelo Girão, Telmo Pinto ou Rafa) fez a diferença sobretudo na primeira parte, saindo ao intervalo a ganhar por 3-0. Zé Pedro, na conversão de um livre direto após cartão azul a Gerad Teixidó, inaugurou o marcador com apenas três minutos de jogo, resultado que se avolumando com golos de João Almeida (8’) e Rúben Sousa, este último de grande penalidade (14’).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No segundo tempo, os espanhóis aproveitaram um período menos bom dos minhotos (já depois de Zé Pedro ter desperdiçado o 4-0, num livre direto pela décima falta) para reduzirem para 3-2 com golos de Aleix Molas (39’) e Eric Vargas (41’), este último quando o Voltregá estava em situação de under play por azul a Xavi Crespo por protestos. A incerteza ainda pairou na primeira meia-final mas João Almeida (22’) e Juanjo (24’) fizeram o 5-2 que foi final depois de Teixidó ter falhado um livre direto no derradeiro minuto.

Depois do triunfo frente ao oitavo classificado do Campeonato de Espanha, o Óquei de Barcelos ficou a conhecer o vencedor do encontro seguinte no Pavilhão 11 de Setembro, com o Lleida, quinto classificado da OK Liga apenas atrás de Barcelona, Liceo, Reus e Noia, e Breganze, a vencer o Breganze, formação que está nas meias-finais do Campeonato de Itália (vai defrontar o Forte dei Marmi) depois de ter eliminado com duas goleadas o Follonica nos quartos, por 4-3 no último minuto do prolongamento, após uma grande recuperação dos transalpinos que estavam a perder por 3-0 nos derradeiros cinco minutos do tempo regulamentar.

Posted by Óquei Clube de Barcelos on Saturday, April 28, 2018

Em caso de triunfo, o Óquei de Barcelos, que ocupa o oitavo lugar no Campeonato Nacional, pode fazer história de duas formas: por um lado, iria tornar-se a equipa com mais vitórias na Taça CERS, superando com o quarto título os três de Novara e Liceo; por outro, seria o primeiro conjunto a conquistar a prova em três épocas consecutivas. Além dos minhotos, já venceram a segunda competição europeia de hóquei em patins o FC Porto (1994 e 1996), Benfica (1991 e 2011), Sporting (1984 e 2015), Paço d’Arcos (2000), Sesimbra (1981) e Oliveirense (1997).

Óquei de Barcelos conquista Taça da CERS pela terceira vez