O crescimento do uso dos chats nos telemóveis e redes sociais mudou a cultura e o modo como escolhemos comunicar. Embora existam diferenças entre as gerações, com os millennials a liderar as tendências, tornámo-nos numa sociedade que prefere conversar à distância com as teclas e os dedos. O relatório de Tendências da Internet 2016, da responsabilidade da agência de talentos e fundos de investimento KPCB, descobriu que apenas 12 por cento dos entrevistados, nascidos entre 1981 e 1999, preferem usar voz ao telefone. Com 24 por cento cada, as redes sociais e as mensagens pela Internet eram os canais preferidos de comunicação. As mensagens eletrónicas, incluindo e-mail e sms, obtiveram 21 por cento.

As transformações culturais e digitais têm vindo a criar desafios para a sociedade, em geral, e a banca, em particular, que se desmultiplica para responder às novas formas de interação online. Já ouviu falar do Chat Bot? Esta é uma das novas apostas tecnológicas no mundo. O termo nasceu da união das palavras chat (conversa) com bot (abreviatura de robot). O Chat Bot é assim um robot (em forma de software) que usa a inteligência artificial para simular o comportamento humano numa conversa online. A ferramenta combina os benefícios da assistência virtual e humana, proporcionando uma experiência diferenciada ao utilizador.

Criar hábitos digitais e incentivar a inovação

É com o objetivo de acompanhar as mais recentes tendências da comunicação digital que o Santander  decidiu apostar no Chat Bot Ser Mais, um assistente virtual que permite, através do Messenger do Facebook, conhecer as principais vantagens de trabalhar neste banco. No espaço virtual, direcionado para os colaboradores do Santander, é possível esclarecer dúvidas, aceder a informações úteis para o quotidiano ou ter ideias para a prática de atividade física em equipa. O colaborador pode consultar todos os seus benefícios como a comparticipação no pagamento do passe social e propinas dos filhos, a concessão da tarde de aniversário e do primeiro dia de escola, prémios para os melhores alunos do secundário, seguro de saúde para o trabalhador e família, entre muitos outros.

A interação no Chat Bot Ser Mais, realizada mediante a linguagem escrita, é userfriendly uma vez que o utilizador obtém a informação pretendida com um simples clique. Com esta iniciativa o banco pretende ser cada vez mais digital, pioneiro, saudável, flexível e atento às famílias. O objetivo é criar hábitos digitais também a partir do interior da organização.

Da Escola de Cultura Digital ao incentivo ao desporto

O Chat Bot Ser Mais divulga igualmente iniciativas relacionadas com a Escola de Cultura e Digital, um espaço que tem como objetivo apoiar a transformação cultural e digital do banco, garantindo a participação dos colaboradores na procura de novas ideias e soluções. A ferramenta online informa por exemplo sobre as ações de Masterclass presenciais ou à distância, onde são debatidos os mais diversos temas de inovação e digital.

Para além da consciencialização dos colaboradores para o atual impacto das Novas Tecnologias na sociedade, o Santander  está também preocupado com os hábitos de vida saudáveis, incentivando a prática do exercício físico em equipa de modo a promover o espírito de união e colaborativo. O Chat Bot desafia os colaboradores a participar nos eventos desportivos do programa BeHealthy que contempla parcerias com as maiores cadeias de ginásios em Portugal, permitindo uma cobertura de cerca de 70% dos colaboradores.

O assistente virtual sugere modalidades desportivas segundo as escolhas do trabalhador no que respeita ao período do dia e número de elementos da equipa. Com base na localização sugere lugares e atividades como corrida, caminhada, bicicleta, geocaching, circuitos de manutenção, ginásios parceiros, futsal, padel, ténis e basquetebol. Também recomenda a consulta da app e site Somos Santander, exclusiva para colaboradores, para visualização de vídeos das equipas do banco que já praticam atividades físicas em grupo.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é uma das metas a atingir por estas iniciativas. O Santander é hoje o melhor banco para trabalhar em Portugal (Great Place to Work 2018).