Rádio Observador

Ford

Por favor, não faça isto. É só para profissionais

As pick-up são uns “chaços” para condução acrobática, pesadas, altas e desajeitadas. A menos que ao volante esteja alguém como Vaughn Gittin Jr, um rei do "drift", que faz da Raptor um carro de ralis.

Há quem ganhe a vida a conceber carros, ou a produzi-los, mas não Vaughn Gittin Jr., que é pago para andar com eles de lado. Constantemente, e quanto mais atravessados melhor. Este rei do drift faz maravilhas com o seu Ford Mustang de Fórmula D, mas agora decidiu mudar de ares e repetir a proeza com uma pesada e enorme Ford Raptor, a nova pick-up da marca americana equipada com um V8 de 450 cv.

Para um artista do volante, que passa a vida a andar atravessado, é fácil perceber o desafio de controlar um monstro com mais de duas toneladas, equipado com pneus de série e, para cúmulo, num circuito como Nürburgring, onde é proibido fazer o que Gittin faz tão bem: drift.

Gittin e a Ford já tinham agendada (e paga) uma sessão no circuito alemão, para tentar descrever os 20,8 km – e as 73 curvas – com a frente do carro a apontar para todo o lado, menos para a frente, mas a chuva estragou-lhes a festa. Mas como já estava tudo pago, porque não trocar o Mustang de competição por uma Raptor de série e atacar o Inferno Verde de lado e de pick-up?

Apesar da Raptor estar equipada com pneus de série, uns RF Goodrich melhores para a terra do que para asfalto, Vaughn Gittin descreve algumas das curvas mais conhecidas de Nürburgring com a mesma técnica que usa na Fórmula D, atravessado e o mais próximo possível dos limites da pista, para maximizar a pontuação atribuída pelo júri.

As habilidades de Gittin com a Raptor são divertidas e, nestas condições, possíveis apenas para quem tenha muito jeito para isto. Mas fica desde já a promessa que o Mustang  de drift vai regressar ao mítico circuito, assim que o tempo o permitir. Pode ver aqui como é o Mustang nas mãos de Gittin.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)