Sajid Javid é o novo ministro do Interior do Reino Unido e o primeiro membro de uma minoria étnica a ocupar este cargo. De ascendência paquistanesa, Javid era secretário do Governo Local, das Comunidades e da Habitação. O anúncio foi feito pela primeira-ministra Theresa May, no Twitter.

A nomeação de Sajid Javid para o Ministério do Interior britânico surge na sequência da demissão da ex-ministra com a mesma pasta, Amber Rudd, no domingo à noite. Rudd esteve durante vários dias envolvida numa polémica sobre a criação de quotas anuais de deportação de imigrantes ilegais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ministra do Interior britânica demite-se depois de polémica com metas para reduzir imigrantes

A oposição britânica exigia há dias a demissão de Rudd, depois de o The Guardian ter revelado documentos que mostravam como a ministra do Interior tinha conhecimento das quotas de deportação de imigrantes ilegais, apesar de o ter negado numa audição parlamentar. No domingo, o The Guardian publicou uma carta que Rudd enviou para Theresa May, na qual admitia as metas “ambiciosas” que tinha para a expulsão forçada de imigrantes.

A carta foi assinada pela ministra em janeiro do ano passado. Nela, Rudd escrevia que estava a reorientar o trabalho dentro do gabinete para atingir o “objetivo de aumentar o número de deportações forçadas em mais de 10% nos próximos anos”.