O embaixador permanente da Guiné Equatorial junto da CPLP disse hoje à Lusa que o país tenciona fazer uma “semana da CPLP” em Malabo, em junho, aproveitando a reunião de aprovação da Agenda Digital na capital equato-guineense.

“Os embaixadores permanentes junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa [CPLP] estão convidados para, nessa semana da CPLP, fazer reuniões internas e a [reunião do] Comité de Concertação Permanente [que reúne mensalmente em Lisboa] e com a Comissão Nacional da CPLP” na Guiné Equatorial, disse Tito Mba Ada à Lusa.

Esta reunião com a Comissão Nacional da CPLP, o órgão que acompanha a integração da Guiné Equatorial na organização, justifica-se “porque existe um mandato dos chefes de Estado para acompanhar o país, para mais uma vez ir dando passos firmes no seu caminho de integração na CPLP”.

Além desta reunião, o objetivo das autoridades da Guiné Equatorial é aproveitar a realização da reunião de aprovação da Agenda Digital, no dia 4 de junho para, nos dias anteriores, fazer um conjunto de reuniões internas e um debate sobre a importância deste tema, acrescentou o diplomata.

“No dia 4 de junho vamos aprovar a Agenda Digital da CPLP, que será antecedida de uma reunião técnica e dos pontos focais, no dia 2, e do ponto de vista logístico já está tudo pronto”, vincou Tito Mba Ada, acrescentando que no dia 3 “haverá uma mesa redonda em torno das oportunidades e benefícios dessa agenda, na qual participará a comunidade internacional, a comunidade académica, observadores consultivos e a União Internacional de Telecomunicações da ONU”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR