O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, manifestou-se hoje disponível para melhorar as condições de vida dos trabalhadores, numa mensagem alusiva ao 1.º de Maio.

Na declaração, o chefe de Estado dá conta da “disponibilidade do Governo” para “a implementação de medidas e políticas que contribuam para a melhoria gradual e sustentável das condições de vida dos trabalhadores e suas famílias”.

Nyusi refere, ainda, que “o Governo, como parceiro social, tem consciência do papel nobre das lideranças sindicais na promoção e defesa dos direitos fundamentais do trabalho”.

A mensagem do Presidente da República surge depois de a Organização dos Trabalhadores de Moçambique – Central Sindical (OTM-CS) ter anunciado, na segunda-feira, que o recente reajuste do salário mínimo (entre 6% e 18%), anunciado em abril pelo Governo, não é suficiente.

A central sindical considera que a subida do custo de vida e a falta de transportes são as principais preocupações dos moçambicanos no Dia do Trabalhador.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o índice de preços ao consumidor subiu 6,7% nos últimos doze meses em Moçambique, depois de ter disparado cerca de 19% em 2016 e 15% em 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR