Tem nome de brinquedo, mas não é para brincadeiras. You You Xue (ler Io Io Shay) é um jovem chinês residente nos EUA, cuja família possui um restaurante na Califórnia – chinês, é claro – e está em vias de abrir o segundo. Feroz defensor do ambiente, tratou de ser um dos primeiros a encomendar o Model 3 da Tesla, mesmo sabendo, conforme a marca informou, que as primeiras unidades iriam apresentar defeitos, os quais a Tesla se comprometia a reparar à medida que fossem surgindo. You You foi um dos 500.000 clientes que depositaram 1.000 dólares para ter a satisfação de possuir o mais barato dos modelos da Tesla antes da maioria.

Com algum tempo livre, Xue resolveu que depois de esperar quase dois anos pelo seu Model 3, o melhor era aproveitá-lo ao máximo, consciente que isso faria igualmente dele uma “vedeta” das redes sociais, ao partilhar as primeiras impressões sobre um dos carros mais apetecidos do momento. Começou por um longo tour (cerca de 20.000 km) pela América do Norte e Canadá, recorrendo a clubes da Tesla e fãs da marca para organizar eventos onde o seu Model 3 e ele próprio seriam as estrelas, vendendo (mais de 450) curtos test drives por uma ninharia para ajudar a custear a viagem. E depois do périplo pelo continente americano, eis que iniciou a 14 de Abril um tour similar pelo Velho Continente. Veja aqui alguns pormenores da viagem:

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A “melhor recepção de sempre” não estava prevista

A visita de You You ao nosso país não estava prevista, mas nada que o dinâmico Hugo Pinto, do Tesla Club Portugal, não conseguisse colocar na agenda do chinês. Ao fim e ao cabo, seria um pequeno desvio para alguém que pretendia visitar os principais países europeus e, ainda, dar um pulinho a Marrocos, um país em que é fácil encontrar alguém que “adore” um americano, num carro americano e com chapas da Califórnia…

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Depois de alguns sócios do clube português se oferecerem para suportar a estadia e alimentação de Xue, eis que o chinês rumou de Inglaterra, para onde despachou o Model 3 a partir dos EUA, directamente para o Porto, numa viagem que serviu para abrir o apetite para as dificuldades que se aproximavam. Sobretudo, porque os Tesla americanos montam tomadas diferentes dos europeus e apesar de Xue ter como parceiro de aventura o alemão Fabian Becker, com alguma experiência com a marca, devido ao tour que em 2016 realizou com um Model S, ainda não conseguiu carregar o seu 3 nas tomadas de carga rápida existentes e muito menos nos supercarregadores da Tesla, o que torna as recargas, tão rápidas nos carros da marca americana, um verdadeiro suplício. Para durar horas e horas! Isto apesar de, simpaticamente a Mobi.e lhe ter oferecido um cartão para poder utilizar a rede portuguesa dos postos de carga, a pedido do clube nacional da marca americana.

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Greetings from Gaia! (24.04.2018)

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Bem dormidos, pelo menos melhor do que quando têm de pernoitar dentro do Model 3, por uma questão de custos e porque têm de acompanhar a alimentação da bateria, o que pode demorar toda a noite, Xue e Becker apontaram o modelo que toda a gente queria conhecer, e idealmente conduzir, a Fátima, onde o clube Tesla organizou o segundo evento. Centenas de pessoas viram o Model 3 e algumas dezenas, segundo os organizadores, gostaram tanto a ponto de decidirem encomendá-lo, ainda que esta operação seja substancialmente mais fácil e célere do que recebê-lo.

A Fátima seguiu-se Lisboa, onde junto ao Tejo mais um encontro com fãs do construtor americano fez as delícias de Xue, que teve pela terceira vez uma oportunidade de constatar a popularidade que a marca tem no nosso país, com o chinês a garantir que “é assim em todo o lado, até nos EUA”. Todos os convivas querem conhecer a opinião de Xue sobre o carro, como é a autonomia, a sensação de potência ou o conforto, a que o jovem vai respondendo com uma simpatia relativa.

Aliás, simpático ou educado são adjectivos que dificilmente se aplicam a You You. E se acha que isso é mau, saiba que o que é verdadeiramente inesquecível é a reacção dele quando um interessado, depois de pagar 20€ para dar uma volta no Model 3, se aproxima de cigarro na mão. Aconteceu cá e, conta quem viu, que Xue “passou-se”, mais parecendo o Exterminador Implacável. Só por pouco não fez o fumador engolir o cigarro, mas impediu-o de entrar no Tesla durante pelo menos meia hora.

Não há Model 3 em Portugal, mas já há oficina

Depois do encontro em Lisboa, Xue quis fazer uma pequena vistoria ao Model 3 e, sobretudo, ver-se livre de um ruído na zona traseira que o atormentava há dias, pelo que se impunha uma visita à oficina da ZEEV. Durante muitos anos importadora não oficial dos modelos da Tesla – e de muitos outros veículos eléctricos, de distintas marcas – a ZEEV tem técnicos preparados para pequenas intervenções que rapidamente não só trataram do ruído, como retocaram a pintura do 3, cuja frente apresentava duas marcas provocadas pela projecção de pedras.

Foi durante a breve visita à ZEEV que tivemos oportunidade de conversar com You You Xue e ver o Model 3 em pormenor. O chinês que trouxe até Portugal o primeiro Model 3 não está entre os clientes mais queridos da Tesla. Tudo correu normalmente no périplo americano, mas para esta volta à Europa – Marrocos incluído – Xue admite que foi avisado pelo fabricante que não era aconselhável a viagem, pois não só conscientemente comprou uma das primeiras unidades, o que significa que pode ter problemas e avarias, que necessitam de uma intervenção urgente, o que não Europa não vai ser possível, pois como o 3 ainda não está a ser comercializado, não há peças nem técnicos formados para o assistir. Como You You insistiu, por estar no seu direito e ser o seu carro, a Tesla fez questão em salientar “que não contará com protecção da marca e não pode divulgar a sua iniciativa, de forma que pareça ser uma acção oficial do fabricante”.

Como não tem o apoio do fabricante, Xue vai-se deparando com problemas à medida que vai andando. Houve um que lhe captou a atenção assim que tirou o carro do barco: o Model 3 americano monta tomadas diferentes das utilizadas nos modelos exportados para a Europa, pelo que não pode recorrer à carga rápida. “Fiquei muito aborrecido com esta triste realidade, pois sempre achei que era fácil conceber um adaptador para resolver o problema, mas até hoje não conseguimos”, contou-nos.

Quanto a Portugal, o viajante californiano deu-se como “rendido pela simpatia de todos”, tendo ficado “surpreendido pela curiosidade em relação ao Model 3” e às questões que lhe colocam, tanto mais que o carro ainda está longe de chegar aos mercados europeus, o que não deverá acontecer antes do final de 2019, um pouco antes da chegada das propostas da Volkswagen.

Confortável, rápido e com boa autonomia

Sobre o carro, o mais badalado dos clientes que até hoje visitaram a oficina da ZEEV, diz-se dividido, pois aborrecem-no “os pequenos defeitos e falta de cuidado nos acabamentos” que o Model 3 revela, para um automóvel que lhe custou cerca de 62.000 dólares”. Quando o questionámos se não era isso que estava à espera quando a Tesla informou que os primeiros clientes iam receber o que então denominou beta models, ou seja, veículos de pré-produção, Xue admitiu que, “com a ânsia de ter o carro primeiro, não se apercebeu disso”. O chinês reconhece depois que sempre que encontra alguma coisa mal, contacta a Tesla e a marca resolve, antecipando porém que “será mais difícil isso acontecer agora que está na Europa, onde o 3 ainda não está disponível”.

Depois de ter atacado os problemas do seu Model 3, inerentes ao estatuto de pré-série – os restantes fabricantes nem sequer vendem os pré-séries ao público, quando muito comercializam-nos entre os seus funcionários, por valores simbólicos, truque a que a Tesla também recorreu –, You You passou aos elogios, especialmente depois de lhe perguntarmos se o carro é assim tão mau, porque não o vende já, uma vez que será fácil encontrar alguém na Europa, ou até mesmo em Portugal, que lhe pague os 62.000$ que deu por ele. Segundo Xue, o seu Model 3 foi dos primeiros a ser fabricado, pelo que possui a bateria Long Range, ou seja a de 75 kWh (a Standard, com 50 kWh, será produzida mais à frente) e o Premium package, que inclui estofos e painéis de porta em pele, além da madeira no tablier e melhores materiais no revestimento interior dos pilares e tejadilho. “É mais confortável do que pensava, pois já fiz muitos quilómetros por dia nos EUA e agora aqui na Europa, sem ficar excessivamente dorido. Isto para além das noites que dormi dentro do carro, que foram várias”, confessa.

Mas o que queríamos saber era se o Model 3 estava à altura enquanto veículo, não como unidade hoteleira, pelo que insistimos no que mais nos interessava: autonomia, velocidade, aceleração e comportamento. “A autonomia depende da velocidade, mas ainda há dias, viemos directamente para o Porto e fizemos cerca de 500 km com uma carga de bateria”, começou Xue por dizer. Nada mau para um modelo que anuncia 499 km segundo o método americano EPA (354 km para os modelos que venham a ser equipados com a bateria Standard de 50 kWh). Quanto à rapidez, o jovem californiano afirmou que tenta “sempre cumprir os limites legais”, tanto mais que no Estado onde vive as multas são pesadíssimas e os excessos facilmente dão pena de prisão. Mas quem acompanhou a caravana de Fátima para Lisboa confidenciou-nos que, talvez por estar a baralhar as milhas com quilómetros, Xue fez parte da A1 a 190 km/h, o que feitas as contas dá cerca de 120 milhas, exactamente o limite afixado nos sinais da auto-estrada, mas em quilómetros…

You You Xue e o seu parceiro de aventura, o alemão Fabian Becker, enquanto esperavam que a pintura do Model 3 fosse retocada para disfarçar  dois embates de pedras projectadas que marcaram a frente do Tesla

Outra das características que surpreendeu You You foi a relação conforto/comportamento, com o Model 3 a recorrer a suspensões similares às utilizadas pelo Model S, ou seja, multilink atrás e triângulos sobrepostos à frente. “O carro absorve bem as irregularidades e se queremos curvar mais depressa ele mostra-se muito eficaz e desportivo”, confessou, o que se compreende por ser mais pequeno e leve do que o S e o X, com uma vantagem considerável especialmente no peso. E em piso escorregadio? “O controlo de tracção funciona muito bem e é muito rápido a agir, quase não se dando por ele. Rodámos nos EUA muitas vezes sobre neve e gelo, em algumas ocasiões mesmo sem montar pneus próprios, e conseguimos sempre sair das situações, sem sustos ou despistes”, recordou o chinês, o que é tanto mais notável quanto o seu Model 3 nem está a utilizar as jantes e os pneus de origem, ou os aconselhados para o carro, uma vez que a falta de pneus específicos no Canadá (onde o carro também não está disponível) levou-o a trocar de jantes, para quais fosse mais simples encontrar pneus novos.

Para final de conversa, tentamos perceber como é que You You pagou cerca de 62.000 dólares pelo seu Model 3, uma vez que, segundo o preçário oficial, o Model 3 é proposto por 35.000 dólares, a que é pressuposto juntar os 9.000$ da bateria Long Range (de 75 kWh) e os 5.000$ do Premium package, o que perfaz 49.000$. Ao que parece, o carro de Xue inclui ainda os 5.000$ do Autopilot, 1.000$ da pintura especial e 3.500$ de umas jantes específicas, o que com as taxas locais ronda os 62 mil dólares anunciados. Contudo, a isto há que retirar os 7.500$ de incentivos pagos pelo governo central, aliados aos 2.000$ da Califórnia, o que atira o valor do modelo do chinês para  cerca de 53.000$, veículo que You You já fez saber que, terminada a aventura europeia, não deverá regressar aos EUA, sendo vendido a algum europeu que, tal como Xue, não se importe de adquirir um pré-série usado, contando que o receba primeiro do que os outros.