Fabricantes de pouco volume ou recém-criados, com pouco capital para investir no design de novos projectos, tendem a virar-se para o que de melhor surge no mercado, não para beber, mas para sorver inspiração. No caso do Hanteng EV, essa “inspiração” foi tanta que até faz impressão. Ou imitação.
O crossover eléctrico chinês apresentou-se, ainda como protótipo, dando sobretudo ares de F-Pace, em ponto mais pequeno. Mas não foi apenas nesta versão de produção que o concept oriental se “inspirou”. É tudo uma questão de perspectiva: olhando de frente, está claro que estamos perante uma cópia descarada do SUV da Jaguar – aquelas ópticas e a grelha frontal quase que exalam a fleuma british. Já se visto de perfil, o Hanteng EV tem uma silhueta que remete para o Suzuki Vitara, ainda que montando uns pneus altos e estreitos, ao melhor estilo do BMW i3. Na secção traseira, o assomo de criatividade continua a ser evidente, com os chineses – que querem vender um eléctrico barato – a optarem por continuar a tabelar por cima. Já que estavam numa de copiar, nada de olhar para o Captur, T-Roc e companhia. Como marca generalista que é, a Hanteng fez questão de ir ao premium, procurando um cruzamento entre um Porsche Macan e um Jaguar F-Pace.
Concentrando-nos no interior, vemos que o crossover chinês continua a perseguir o espírito do luxo, mas em versão low-cost, pelo que tratou de “importar” o volante e a consola central do Porsche Panamera, obviamente apurados para caberem num orçamento mais contido.
Se lhe interessa este tipo de proposta amiga do ambiente (e do alheio), saiba que o Hanteng será proposto exclusivamente com tracção dianteira, colocando ao serviço um motor eléctrico com 95 kW (129 cv) de potência e 260 Nm de binário. Pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e mais não se sabe – nem mesmo a capacidade da bateria, nem a autonomia que oferece.