Novo Banco

DBRS sobe “rating” do Novo Banco, com “perspetiva positiva”

Notação continua em "lixo", mas já está num nível menos negativo -- e com perspetiva "positiva". Agência sublinha que o mecanismo acordo com o Fundo de Resolução ajuda a limpar o balanço.

JOÃO RELVAS/LUSA

A agência DBRS decidiu melhorar o rating do Novo Banco de CCC+ para B, um nível que continua a ser considerado “lixo” mas já está num grau menos negativo. A agência sublinha que o mecanismo de capital contingente acordo com o Fundo de Resolução — que o governador do Banco de Portugal recusa que se possa chamar “garantia pública” — ajuda a acelerar a limpeza dos problemas que estão no balanço. E é por isso que o rating fica com “perspetiva positiva”.

A decisão explica-se pelo “capital mais robusto e a situação mais favorável de financiamento e liquidez” do Novo Banco, diz a agência canadiana em comunicado difundido esta manhã. Outro fator crucial é “a melhoria do perfil de risco, em especial com a redução nos empréstimos não-performantes”, ou seja, o registo de imparidades relacionadas com créditos (e outras exposições) que não são rentáveis.

rating fica com perspetiva positiva, o que reflete as expectativas da DBRS de que, com o novo proprietário Lone Star, a par do mecanismo de capital contingente disponível para o Novo Banco usar junto do Fundo de Resolução num conjunto delimitado de ativos, o banco tem melhores condições para acelerar a limpeza do balanço, reduzir os créditos em risco, melhorar a eficiência e fortalecer a rede em Portugal, onde continua a ter uma posição de destaque na área das pequenas e médias empresas e clientes empresariais”

rating, contudo, “continua a refletir os desafios que o banco enfrenta, em particular no que diz respeito à qualidade dos ativos e à rentabilidade”. O Novo Banco tem, na opinião da DBRS, “uma qualidade dos ativos muito fraca, com um rácio de créditos problemáticos muito alto, ainda que em trajetória de melhoria está num nível consideravalmente mais fraco do que a maioria dos bancos europeus”.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Partidos e Movimentos

Uma alternativa à Geringonça

Carlos Guimarães Pinto

As hipóteses eleitorais da Iniciativa Liberal são as de um partido novo sem figuras do sistema politico-mediático nem apoio de um grupo de comunicação como sucede com Santana/Impresa e Ventura/Cofina.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)