Rolando destacou-se durante quatro anos no Belenenses, assinou pelo FC Porto e foi somando triunfos atrás de triunfos entre Campeonatos (quatro), Taças de Portugal (três), Supertaças de Portugal (quatro) e até uma Liga Europa. Depois de um período de seis meses “exilado”, foi cedido ao Nápoles na segunda parte da época, passou depois pelo Inter e pelo Anderlecht e acabou por assinar a título definitivo pelo Marselha, em 2015. Ou seja, Itália, Bélgica e França. Títulos? Zero. Mas com uma boa oportunidade para quebrar isso… por culpa própria: os gauleses apuraram-se esta noite para a final da Liga Europa, apesar da derrota por 2-1 na Áustria.

Depois do triunfo por 2-0 em França, o Red Bull Salzburg arriscou tudo desde início mas chegou ao intervalo com um remate apenas frente ao Marselha. No entanto, a segunda parte foi bem diferente: Amadou Haidara inaugurou o marcador aos 53′, Bouna Sarr apontou o 2-0 na própria baliza aos 65′ e foram mesmo os austríacos a rondar o terceiro golo da reviravolta perante a fase de grande instabilidade do conjunto de Rudi Garcia (que também podia ter marcado antes do final do tempo regulamentar). Veio o prolongamento, entrou Rolando. E tudo mudou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O central de 32 anos, que voltou de novo às contas da Seleção Nacional, entrou aos 101 minutos para o lugar de Sanson e acabou por ser o grande herói do encontro, marcando o golo dos franceses a quatro minutos do final do prolongamento, com um desvio de pé direito na área após canto (que foi muito contestado e com razão, porque o remate do jogador do Marselha acabou por bater num companheiro de equipa e não num adversário). Aos 118′, Rolando ainda viu um cartão amarelo por ter tirado a camisola entre os festejos, aos 120′ o encontro chegou ao fim e o português tinha enchido o cartão na ficha de jogo que se transformou num autêntico bingo para o conjunto que volta à final de uma prova europeia 14 anos depois da derrota com o Valencia em Gotemburgo com golos de Vicente e Mista.

Assim, o Marselha, que pelo caminho eliminou o V. Guimarães na fase de grupos (com aquele polémico jogo na Cidade Berço em que Evra se desentendeu com os próprios adeptos e acabou por rescindir contrato) e o Sp. Braga na primeira ronda a eliminar, vai defrontar o Atl. Madrid na final da Liga Europa a 16 de maio, em Lyon. E tudo com um golo de Rolando, que não marcava nas competições europeias desde fevereiro de 2011 quando o FC Porto ganhou 2-1 em Sevilha na primeira mão dos 16 avos da mesma prova… que conquistaria na final, em Dublin.