Las Vegas não passava de uma pequena povoação à beira de um riacho e de umas quantas poças de água onde os cães tomavam banho rodeado por um deserto árido. O Dubai era também um simples deserto de dunas que ia ficando pontilhado por uns quantos edifícios. E Nova Iorque, mesmo quando já erguia alguns arranha-céus, era ainda uma cidade encolhida à beira do Hudson, muito longe daquilo em que depois se tornou. E não é preciso recuar muitos anos para encontrar o que são hoje as grandes metrópoles do mundo quando ainda estavam reduzidas a meia dúzia de casas e ruelas: basta andar um século para trás para encontrar tudo bem diferente.

Entretanto, muita coisa mudou: as carroças já saíram das ruas, os arranha-céus multiplicaram-se, as dunas deram lugar a destinos paradisíacos e a aridez de Las Vegas foi tomado de assalto pelo som e pela luz e pela loucura.

Até Vila Real de Santo António, antes apenas um pequeno moinho, cresceu e testemunha a evolução do sul do nosso país.

É isso mesmo que mostra a fotogaleria: são 28 imagens das grandes metrópoles da atualidade quando ainda não estavam completamente desenvolvidas. Veja como eram antigamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR