O ministro da Administração Interna anunciou esta sexta-feira, em Lisboa, a apresentação no Parlamento, até ao Verão, de alterações legislativas para a segurança privada, a par de maior articulação operacional entre forças de segurança nas zonas de diversão noturna. “Esta semana foi colocado em processo legislativo interno do Governo um conjunto de iniciativas na área da segurança privada que contamos, ainda nesta sessão legislativa, fazer chegar à Assembleia da República”, revelou Eduardo Cabrita.

O governante, que falava na apresentação do programa “Noite + Segura”, acompanhado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, explicou que, a par da “transformação do quadro legislativo” para o setor da segurança privada, serão adotadas medidas com “uma dimensão operacional, que não depende de alterações legislativas”. “Em estreita articulação com as forças de segurança e com as autarquias de Lisboa, do Porto e de Albufeira foi possível fazer um trabalho profundo que identifica medidas como as que foram aqui hoje apresentadas relativamente à cidade de Lisboa”, salientou.

O ministro notou que foi efetuado um levantamento de áreas “de maior risco a nível nacional associados a zonas de diversão noturna”, em colaboração com a PSP e a GNR, nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e no Algarve. “Hoje temos aí um quadro muito concreto que nos permite identificar menos de uma centena de estabelecimentos caracterizados pela ocorrência de um número significativo de problemas”, frisou Eduardo Cabrita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR