Parece mentira, mas a verdade é que as famosas almôndegas vendidas no IKEA — tidas como o prato nacional da Suécia — são turcas. A revelação surge na sequência de um tweet publicado pelo TRT World, canal de notícias turco, onde se lê: “Aquelas famosas almôndegas suecas que compra no Ikea são, na verdade, turcas”.

No vídeo publicado no Twitter do TRT World é feita referência ao facto de o IKEA promover as almôndegas tendo em conta o seu “apelo histórico”, apesar de se basearem numa receita turca que data do século XVIII. Facto esse que foi posteriormente confirmado pelo próprio governo sueco — que também se serviu do Twitter para o efeito. A 28 de abril, lia-se na conta oficial do país que a receita em causa é da autoria do rei Carlos XII, que a trouxe precisamente da Turquia. “Vamos ficar-nos pelos factos”, lê-se ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com a agência de notícias turca Anadolu, que falou com uma especialista do departamento da Universidade de Uppsala, na Suécia, o rei Carlos procurou refúgio no império Otomano depois de ter perdido uma batalha com a Rússia em 1709. O homem que ascendeu ao trono com apenas 15 anos regressou à Suécia com a receita das almôndegas (também conhecidas por “köfte”) e ainda com o típico prato da couve recheada (“kåldolmar”). O monarca terá importado também o hábito turco de beber café.

Receitas à parte, o site oficial da Suécia deixa claro que o que importa mesmo é cozinhar as ditas almôndegas “com amor”.