Portugal teve, em março, a segunda maior subida mensal (1,8%) no volume das vendas de comércio a retalho, que aumentou na zona euro e recuou na União Europeia (UE) face a fevereiro, segundo o Eurostat. Na zona euro, as vendas a retalho avançaram 0,1% face a fevereiro e 0,8% na comparação com março de 2017.

Na UE, o indicador recuou 0,1% em cadeia, mas progrediu 1,8% na variação homóloga. Na comparação mensal, Portugal teve a segunda maior subida no volume de vendas a retalho (1,8%), depois da Letónia (2,3%) e seguido pela Áustria e Suécia (1,3% cada). As principais quebras registaram-se na Irlanda (-1,7%), na Polónia (-0,8%), no Reino Unido (-0,7%) e na Alemanha (-0,6%).

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, face ao mês homólogo, os maiores avanços das vendas a retalho registaram-se em Malta (8,6%), na Hungria (7,2%) e na Letónia (6,5%), com o indicador a recuar apenas a Alemanha (-1,3%) e na Eslovénia (-0,5%). Em Portugal, as vendas a retalho subiram 5,6% em março, na comparação homóloga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR