786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quase todos gostaram do primeiro ensaio de Cláudia e Isaura. Só um ucraniano torceu o nariz

Este artigo tem mais de 5 anos

Fã de Salvador Sobral, Serhii ouviu fado em Lisboa e já não consegue gostar de mais do que "duas ou três" canções da Eurovisão. Eis um retrato do primeiro dia de ensaios para Isaura e Cláudia Pascoal.

Cláudia Pascoal (à esquerda) e Isaura (à direita) deslocaram-se a uma conferência de imprensa depois de fazerem o primeiro ensaio, esta sexta-feira
i

Cláudia Pascoal (à esquerda) e Isaura (à direita) deslocaram-se a uma conferência de imprensa depois de fazerem o primeiro ensaio, esta sexta-feira

Cláudia Pascoal (à esquerda) e Isaura (à direita) deslocaram-se a uma conferência de imprensa depois de fazerem o primeiro ensaio, esta sexta-feira

Esta sexta-feira, na sala de imprensa adjecente à Altice Arena, que acolhe diariamente centenas de jornalistas, bloggers e fãs da Eurovisão (e onde se viam pessoas enroladas em bandeiras dos mais diversos países, incluindo Portugal), o barulho tornou-se silêncio por volta das 15h20, quando a concorrente portuguesa Cláudia Pascoal surgiu nos ecrãs. Com algum atraso, refira-se, devido a um problema técnico na trasmissão do som da Altice Arena (fechada ao público no primeiro ensaio dos “big five + Portugal”, isto é, de Portugal, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e França) para as televisões. Enquanto se aguardava pela transmissão do ensaio, via-se o apresentador Pedro Granger entrevistar a comitiva de San Marino (que inclui duas bailarinas portuguesas, Joana de Lima e Carlota Carreira), não resistindo a fazer perguntas a um pequeno robô chamado Jéssica.

Foi com silêncio que se ouviu o primeiro ensaio de “O Jardim”, foi ele que imperou assim que Cláudia Pascoal, vestida com uma túnica branca e umas calças de ganga, sussurrou as primeiras palavras da canção: “Eeeeu / nunca te quiiis” — e o silêncio manteve-se até ao fim. As câmaras focavam Cláudia Pascoal com plano fechado, certamente para acentuar a emoção de um início de canção mais delicado. Só quando a música acelerou para tons eletrónicos veríamos Isaura, de pé e não sentada (ao contrário do que aconteceu no Festival da Canção), com uma t-shirt preta dos Nirvana, a acompanhar a ex-concorrente do The Voice. A canção seria ensaiada duas vezes e as palmas ouvidas denotavam aprovação dos que assistiam. Houve até um grupo de espanhóis que se dedicou a cantarolar a melodia quando o ensaio acabou. Contudo, nem todos ficaram fãs.

[As imagens do ensaio:]

Um ucraniano que torce o nariz a “O Jardim” (e a culpa é do fado)

Serhii Feschenko é um jornalista ucraniano e chegou a Lisboa há oito dias. Estava na sala de imprensa quando os ecrãs transmitiram o primeiro ensaio de Isaura e Cláudia Pascoal e não ficou particularmente entusiasmado. “É uma canção muito chata. O início antes da eletrónica é muito longo, achei uma das canções mais chatas de entre as que já ouvi aqui”.

O ceticismo contrastava com o entusiasmo de uma colega sua ucraniana, que dizia ter achado a canção “fantástica” e ter ficado maravilhada com o contraste entre “um início muito doce e delicado e um final muito moderno e eletrónico”. A palavra doce, que pronunciou em inglês (“sweet”), foi arrancada a ferros — foi Serhii Feschenko que a encontrou, para traduzir o termo ucraniano солодкий…

Talvez a culpa do ceticismo de Serhii resultasse do seu encanto com “Amar pelos Dois”, a canção de Luísa e Salvador Sobral que teve o “prazer” de ouvir o ano passado, em Kiev — foi para ele uma estreia abençoada na missão de cobrir o festival. Serhii diz que “adorou” a música, que a ouve muito pela cidade e que percebe ainda melhor agora o seu tom “romântico”. Mas há outro culpado para o ceticismo com “O Jardim”: o fado.

“No outro dia em Lisboa ouvi fado pela primeira e foi… [coloca as mãos na cabeça]. Acho que é por causa disso que agora só consigo gostar de duas ou três canções que concorrem. Por comparação, ficam muito atrás”

Um peso saído de cima dos ombros

Já Cláudia Pascoal e Isaura tinham ensaiado e feito uma conferência de imprensa coletiva — na qual a primeira revelou estar “um pouco cansada mas muito feliz”, em que as duas cantaram um dos versos da primeira canção que tinham pensado levar ao festival (“Onde estás”, também sobre a morte da avó de Isaura mas em que esta se expunha menos na letra) e na qual não vimos nem o cético Serhii nem a sua mais entusiasmada colega –, quando falaram ao Observador. Nesse último momento, Cláudia Pascoal disse sentir-se com menos peso depois do ensaio:

Estava tão entusiasmada que agora que finalmente pisei o palco saiu-me um peso em cima dos ombros. Sentir que tenho um ambiente incrível, super positivo e calmo, que me mantém também calma, foi importante”, referiu a cantora, acrescentando não sentir pressão exterior, apesar de ser a cantora anfitrião, muito devido ao “ambiente são” na sua equipa e “entre concorrentes”.

Isaura corroborou, referindo que o cansaço que sentem deve-se à auto-exigência e que a pressão são elas que a colocam: “Temos pelo menos a nossa pressão, a que pomos em nós. Tudo isto é intenso e quando as coisas são intensas vivem-se muito. Mas está a ser uma experiência que nunca me vou esquecer. Para pessoas que gostam de cantar e atuar, fazê-lo neste palco e com estas condições, para tanto público, vai ser espetacular.”

O fado, o cante alentejano, as bandeiras

“Tome lá uma credencial e um saco de Portugal”. Não era assim que era apresentado o saco entregue aos jornalistas responsáveis por cobrir o Festival Eurovisão da Canção deste ano mas quase podia ser. Afinal, o festival servirá também para ajudar a vender Portugal como destino turístico e cultural — a parceria oficial da organização com a Visit Portugal torna tudo bastante claro.

Nas paredes da sala de imprensa, vários cartazes destacavam Portugal como “o grande destino mundial” a visitar e celebravam o fado e o cante alentejano, já reconhecidos pela UNESCO como património imaterial da humanidade. No tal saco, o fado voltava a impor-se, com uma imagem de uma guitarra portuguesa — feita pela ilustradora e designer portuguesa Cristiana Couceiro — mas também exemplares dos discos Mundo, de Mariza e Moura, de Ana Moura. Não por acaso, duas fadistas e cantoras que vão atuar na final do festival, como o farão os Beatbombers, dupla nacional de DJs e produtores musicais composta por Stereossauro e DJ Ride, cujo último disco também entra nas oferendas à imprensa nacional e internacional, juntamente com um azulejo em faiança do século XIX.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora