Alexei Navalny, o líder da oposição a Vladimir Putin, foi preso numa manifestação que decorreu no centro de Moscovo este sábado, 5 de abril.

Segundo notícia do jornal britânico The Guardian, a detenção ocorreu na praça Pushkin, local onde milhares de pessoas se reuniram em protesto contra o líder russo.

Testemunhas que presenciaram o acontecimento dizem que Navalny, que é o mais proeminente adversário de Putin, foi levado pelos braços e pelas pernas. O protesto onde participava, que foi considerado “não autorizado” pelas autoridades russas, fez parte de uma onda de contestação que se espalhou um pouco por toda a Rússia. Sob o slogan “Tu não é o nosso czar”, milhares de manifestantes foram para as ruas, muitos deles acabaram presos.

Ainda não foram disponibilizados dados oficiais sobre o número de detenções, mas sabe-se que cerca de 150 pessoas foram presas em Krasnoyarsk, na zona este da Sibéria,  e outras 75 em Yakutsk.

Antes do acontecimento de hoje, na véspera do protesto, vários apoiantes de Navalny espalhados por toda a Rússia também  foram presos.

Em 2012, antes de Putin tomar posse do seu terceiro mandato, policia e manifestantes também se confrontaram no centro de Moscovo, sendo que mais de 400 pessoas foram presas, sendo que algumas delas acabaram mesmo por receber sentenças pesadas. Este episódio acabou por afetar a coligação anti-Putin, que acabou por se fraturar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR