O conhecido fundo do milionário Warren Buffett, Berkshire Hathaway, perdeu 1,4 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, apresentando prejuízos pela primeira vez desde 2009, atribuíveis às novas regras contabilísticas no mercado norte-americano.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o fundo de investimento do conhecido milionário registou perdas de 1,4 mil milhões de dólares por ser obrigado a reportar os ganhos ou perdas que poderia ter tido caso vendesse o portefólio de investimentos, que totaliza mais de 170 mil milhões de dólares.

“Esta obrigação vai produzir variações verdadeiramente selvagens e capciosas”, tinha alertado o investidor em fevereiro, que agora vê a sua previsão confirmar-se.

Sem a aplicação destas regras decretadas pelo regulador norte-americano, o fundo Berkshire Hathaway registou um lucro de 5,29 mil milhões de dólares, o que representa uma melhoria de 49% face ao primeiro trimestre do ano passado.

“Estas alterações vão distorcer severamente os números do lucro da Berkshire e muito frequentemente vão enganar os comentadores e os investidores”, disse o milionário aos acionistas, que estão este fim de semana reunidos em Omaha para a reunião anual do fundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR