Ponta Delgada

Milhares em Ponta Delgada nos “momentos especiais” das festas do Santo Cristo

Milhares de pessoas preenchiam hoje à tarde o centro de Ponta Delgada para assistirem à mudança da imagem do Convento da Esperança para o Santuário, um dos "momentos especiais" das celebrações.

EDUARDO COSTA/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Milhares de pessoas preenchiam hoje à tarde o centro de Ponta Delgada para, no âmbito das festas do Santo Cristo dos Milagres, assistirem à mudança da imagem do Convento da Esperança para o Santuário, um dos “momentos especiais” das celebrações.

“É um dos momentos de que mais gosto no ano”, contou à reportagem da agência Lusa uma terceirense que se deslocou a São Miguel para as festas, enquanto vários emigrantes elogiavam também o momento e alguns turistas denotavam curiosidade pelo evento.

Os micaelenses preenchiam a grande fatia dos que passaram esta tarde pelo Campo de São Francisco, bem no centro da maior cidade açoriana.

A mudança da imagem do Santo Cristo do Convento da Esperança para o Santuário envolveu a passagem da imagem em frente à Guarda de Honra e a acompanhar houve cerimónias militares, música da banda da Zona Militar dos Açores e uma aeronave da Força Aérea no ar.

Mais do que uma “festa religiosa”, que “não deixa de o ser”, estes dias são, em Ponta Delgada, “espaço de confraternização e alegria”, contou à Lusa Rui Medeiros, micaelense de gema.

Famílias inteiras, incluindo muitas crianças e bebés, aproveitam estes dias para circular na zona central de Ponta Delgada, que tem nesta altura o trânsito fortemente limitado e onde há muitas barracas de venda de comida e bebida, sobretudo de produtos dos Açores.

No cortejo da mudança de imagem participaram esta tarde milhares de devotos, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.

Encerrado no coro baixo do Convento ao longo de todo o ano, o Santo Cristo – um busto do “Ecce Hommo” oferecido às freiras clarissas pelo papa Paulo III – sai à rua apenas no quinto fim de semana a seguir à Páscoa.

A devoção ao Santo Cristo foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´Anunciada.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima, levam anualmente milhares de peregrinos de todo o mundo até à ilha de São Miguel, oriundos das ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América e Canadá.

Antes da mudança da imagem, centenas de peregrinos percorreram hoje de manhã, de joelhos o empedrado do Campo de São Francisco como forma de pagamento de promessas.

Alguns dos fiéis, homens e mulheres, optam por cumprir a promessa sozinhos, mas outros, carregando molhos de círios, fazem o trajeto acompanhados por familiares ou por amigos, que caminham ao seu lado.

As festas do Santo Cristo decorrem até quinta-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Programa de Estabilidade

O “truque”de Mário Centeno

Inês Domingos

O programa de Estabilidade, mais do que previsões, apresenta-nos unicórnios alados, que servem lindamente para contar histórias às crianças, mas não são uma forma credível de preparar o futuro do país

Civilização

A evidência é desprezada?

António Cruz Gomes

Ainda que nascidos transitórios – para viver no mundo, com o mundo e pelo mundo – fomos indelevelmente marcados por uma aspiração transcendental.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)