Carlos Xistra, árbitro de 44 anos da Associação de Futebol de Castelo Branco, foi o nomeado para dirigir o Sporting-Benfica desta noite, relativo à 33.ª e penúltima jornada da Primeira Liga. Um dérbi que, rivalidade à parte, tem muito em jogo: a vitória vale a entrada na terceira pré-eliminatória da Champions; o empate dá o título ao FC Porto.

O árbitro terá como assistentes Rui Teixeira e Nuno Pereira, ao passo que Rui Costa será o quarto árbitro. O VAR estará a cargo de Hugo Miguel e o AVAR de Ricardo Santos.

Na presente temporada, o internacional albicastrense esteve em três jogos do Sporting, todos em Alvalade e para o Campeonato: FC Porto (8.ª jornada, 0-0), Sp. Braga (11.ª jornada, 2-2) e Marítimo (17.ª jornada, 5-0). Xistra arbitrou também quatro encontros do Benfica esta época, que acabaram com triunfos encarnados: Sp. Braga (1.ª jornada, Luz, 3-1), P. Ferreira (7.ª jornada, Luz, 2-0), Portimonense (22.ª jornada, Portimão, 3-1) e V. Guimarães (27.ª jornada, Luz, 2-0).

Este será o terceiro dérbi entre Sporting e Benfica que o experiente juiz vai dirigir: estreou-se em 2010/11 num triunfo por 2-0 dos encarnados na Luz para o Campeonato (bis de Cardozo) e esteve também no jogo da época de 2015/16, que marcou o regresso de Jorge Jesus ao estádio da Luz e que o Sporting venceu por 3-0 (Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruíz).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR