789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De Herrera a Marega. 10 golos-chave na caminhada portista rumo ao título

Este artigo tem mais de 5 anos

Antes do jogo deste domingo com o Feirense, o FC Porto tinha marcado 79 golos. Todos importantes, mas, como é normal, alguns mais decisivos do que outros.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

“Ninguém é campeão no sofá. Conquistámos os pontos que nos permitiram ser campeões no campo”. A frase é de Sérgio Conceição e foi dita na antevisão do jogo do FC Porto contra o Feirense. Na altura ainda não tinha sido jogado o dérbi entre Sporting e Benfica, que viria a dar a conquista do campeonato aos dragões, mas o treinador portista já recusava a ideia de que o resultado do jogo entre os rivais de Lisboa servisse como “oferta” do título. A equipa fez por isso, marcando 79 golos até à 36.ª jornada. Todos importantes, mas, como é normal, alguns mais decisivos do que outros.

Desde os golos da reviravolta contra o Estoril, até ao de Brahimi na Luz e ao de Marega nos Barreiros, aqui ficam 10 golos-chave na caminhada portista rumo ao 28.º título de campeão nacional.

Feirense – FC Porto (16.ª jornada). Felipe dá a vitória aos 75′

Na deslocação a Santa Maria da Feira a equipa de Sérgio Conceição ganhou por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado a 15 minutos do final da partida, pelo defesa-central Felipe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FC Porto – Guimarães (17.ª jornada). Aboubakar e Brahimi dão a volta ao Vitória

O FC Porto venceu o Vitória por 4-2 mas aos 22 minutos perdia por 1-0. Nas segunda parte, Aboubakar (57′) e Brahimi (62′) fizeram s dois primeiros golos da reviravolta portista.

Estoril – FC Porto (18.ª jornada). Um regresso avassalador

A deslocação dos dragões à Amoreira foi um dos jogos que mais deu que falar neste campeonato. O Estoril adiantou-se no marcador com um golo de Eduardo e foi com esse resultado que as equipas foram para o intervalo. Mas as preocupações com a segurança de uma das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota fez com que a segunda parte só fosse jogada mais de um mês depois da primeira. E aí o FC Porto voltou avassalador. Em 20 minutos marcou três golos — Alex Telles empatou aos 52 e Soares completou a reviravolta (59′ e 65′).

FC Porto – Sporting (25.ª jornada). Os golos que deixaram o rival a oito pontos

No primeiro clássico da 2.ª volta, o FC Porto recebeu o Sporting no Estádio do Dragão. Marcano abriu o marcador aos 29 minutos; Rafael Leão ainda empatou em cima do intervalo mas logo no início da segunda parte, Brahimi (49′) fez o golo que deu a vitória e deixou a equipa de Jorge Jesus a oito pontos, naquela altura.

Benfica – FC Porto. (30.ª jornada). A redenção de Herrera

Na época 2016/ 2017, Herrera cometeu um erro no jogo contra o Benfica no Estádio do Dragão. Em cima do minuto 90, o mexicano abordou um lance de forma displicente e ofereceu um pontapé de canto aos benfiquistas. Nesse mesmo canto, o Benfica empatou o jogo e Herrera passou a ser um dos jogadores menos amados pelos adeptos durante essa época. Ora, quis o destino que a redenção do médio chegasse mais de um ano depois, precisamente contra o Benfica, novamente em cima dos 90 minutos, mas agora no Estádio da Luz. O FC Porto entrou em campo no 2.º lugar, a um ponto dos encarnados e precisava de ganhar para reassumir a liderança do campeonato. No final do jogo a bola sobrou para o mexicano, que, à entrada da área, atirou colocado e bateu Bruno Varela. O FC Porto era líder, ficava no caminho do título e Herrera estava perdoado.

Marítimo – FC Porto (32ª jornada). Marega e a cabeçada para o 28.º

No dia anterior ao FC Porto se deslocar à Madeira, o Benfica perdeu, surpreendentemente, em casa com o Tondela. Uma vitória no Estádio dos Barreiros colocava os dragões cinco pontos à frente do rival. O jogo não foi fácil mas, aos 89 minutos, Marega cabeceou e o FC Porto ficou a um pequeno passo de conquistar o 28.º campeonato da sua história.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora