Os distritos de Portalegre, Évora e Beja estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes, acompanhados por trovoada, granizo e rajadas de vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estes distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 21h. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê parao continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo nas regiões Norte e Centro até meio da manhã. Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, queda de granizo e trovoada, sendo mais prováveis nas regiões do interior Centro e Sul e durante a tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante leste, rodando para noroeste a partir da tarde, e soprando por vezes moderado nas terras altas e formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Centro e pequena subida da temperatura mínima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre os 11 graus (em Bragança e na Guarda) e os 16 graus (em Portalegre) e a máxima entre 21 graus (na Guarda) e os 30 graus (em Santarém). Apesar dos aguaceiros, o IPMA alerta para a elevada radiação UV a que todo o continente e ilhas estão expostos esta segunda-feira.

Continente e ilhas em risco de exposição UV muito elevado