Nada de câmaras, presentes e… espadas. Estas são algumas das regras que constam de um documento de sete páginas de instruções para o casamento do príncipe Harry com Meghan Markle, que se realiza já no próximo dia 19 de maio. As instruções indicam a melhor maneira dos convidados aproveitarem o dia, mas também há regras.

O dia dos convidados dos noivos começa na Windsor Farm Shop, a quase cinco quilómetros do local da cerimónia, onde vão ser submetidos a um controlo de segurança e onde devem mostrar a sua identificação, antes mesmo de serem levados de autocarro até ao local da cerimónia.

Naquele que é um dos casamentos mais aguardados do ano, as regras são muito claras. As câmaras fotográficas, bem como os telemóveis ou quaisquer outros dispositivos que permitam gravar ou tirar fotografias não são permitidos. O documento que os convidados receberam aponta que, antes da receção privada, vai ser pedido aos convidados que “entreguem os telemóveis e quaisquer dispositivos utilizados para captura de imagens”. Os momentos mais marcantes do casamento vão ser registados, sim, mas pelo fotógrafo escolhido pelos noivos — Alexi Lubomirski –, que também captou as fotografias do noivado.

Quem é Alexi Lubomirski, o fotógrafo do casamento de Harry e Meghan?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Palácio de Kensington já tinha anunciado, através do Twitter, que os noivos não desejam receber presentes dos convidados. Já aos que o pretendem fazer, o casal devem sugere que façam donativos a instituições de caridade — Harry e Meghan Markle escolheram sete que apoiam causas pelas quais os dois também se movem — e as páginas de instruções voltam a relembrar que “os presentes não podem ser trazidos para a Capela de St. George ou para a receção que se segue, no Castelo de Windsor”.

Há também um dress code para os convidados, que já tinha sido anunciado. Os homens podem vestir “traje militar, casaco de abas de grilo ou fato escuro”, enquanto as mulheres poderão optar por “um vestido de dia com chapéu”. Ainda que estas indicações não tenham de ser seguidas à risca, há que evitar certos tipos de vestuário.

Mas não é tudo: as sete páginas de instruções incluem ainda uma lista de acessórios que não podem ser utilizados, entre os quais se encontram medalhas ou até mesmo espadas. O Telegraph escreve que os 600 convidados, todos com uma relação próxima com a noiva ou com o noivo, vão estar presentes na cerimónia que se realiza na Capela de St. George e para a receção durante a tarde. E um terço desses convidados continua depois para uma receção noturna na Frogmore House, onde os amigos mais próximos do casal e os familiares vão continuar a festa noite dentro.

O casamento real está a ser preparado e o Observador já reuniu os pormenores sobre os convidados, o vestido da noiva, as damas de honor, ou até mesmo o bolo as despedidas de solteiro, pode consultar o artigo abaixo para ficar a conhecer o casamento real ao detalhe.

Harry e Meghan. Tudo o que já sabemos sobre o casamento real do ano