A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou esta terça-feira que foram avistadas caravelas-portuguesas na região autónoma da Madeira, alertando que as pessoas devem evitar qualquer contacto com este organismo venenoso. “A caravela-portuguesa tem o nome científico de ‘physalia physalis’ e vive na superfície do mar graças ao seu flutuador cilíndrico, azul-arroxeado, cheio de gás. Os seus tentáculos podem atingir uma média de 30 metros e o seu veneno é muito perigoso”, refere a AMN em comunicado.

Segundo a AMN, os sintomas da picada são dor forte e sensação de queimadura no local e ainda irritação, vermelhidão, inchaço e comichão. Algumas pessoas, especialmente sensíveis às picadas e venenos, podem ter reações alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

“Em caso de contacto com a caravela-portuguesa não deve esfregar ou coçar, não usar água doce, álcool ou amónia, não colocar ligaduras”, avisa a AMN, explicando que deve “lavar com cuidado com soro fisiológico, retirar os tentáculos, aplicar vinagre na zona afetada e aplicar bandas quentes ou água quente para aliviar a dor”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR