Um sketch de Herman José feito especialmente para a Eurovisão provocou uma pequena polémica nas redes sociais que chegou à imprensa britânica. O humorista fez uma espécie de remake de um famoso sketch do programa Herman Enciclopédia (1997), no qual satiriza o naturalista britânico David Attenborough, que não terá sido do agrado de alguns fãs do festival. O tablóide britânico Daily Express escreve mesmo que os “fãs” consideram “ofensivo” que Attenborough tenha sido “ridicularizado” durante a emissão do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em Lisboa.

No sketch apresentado no festival da Eurovisão, Herman interpreta o “Planet Portugal” ao estilo de Attenborough, mostrando o país como se tratasse de um documentário da BBC Vida Selvagem. O texto foi escrito por Nuno Markl, Ana Markl e Luís Miranda e fala dos portugueses com humor. À personagem que satiriza Attenborough, os autores decidiram chamar “Attenburger”.

O Daily Express destacou tweets de fãs indignados que se dizem “chocados” ou que escreveram frases como: “Portugal está a ridicularizar David Attenborough? No seu aniversário? Que sentido de oportunidade“; “David Attenburger ?! Sacrilégio”. O britânico completou 92 anos precisamente na terça-feira, 8 de maio, dia da emissão do sketch.

Alguns utilizadores portugueses também comentaram a polémica em torno do sketch.

Houve quem defendesse que o próprio David Attenborough devia ter participado no sketch:

E também quem se regozijou com o facto de irritar os “bifes da extrema direita”:

https://twitter.com/AFN1982/status/993982707393875968

Houve quem simplesmente achasse que o sketch já não tem piada, embora defendesse que é “parolo” considerar que houve alguma ofensa ao naturalista britânico:

E ainda quem defendesse que o sketch deveria ter sido pensado para um público internacional e não para o público português:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR