Comida

Vinhos e comida com vista sobre Lisboa graças ao novo Vine & Dine Experience

O restaurante Panorama, que fica no topo do hotel Sheraton, em Lisboa, vai receber jantares com cozinheiros de quintas de vinhos. O primeiro é já esta sexta, 11 de maio, com o chef Filipe Ramalho.

Divulgação

O restaurante Panorama, icónico espaço no topo do hotel Sheraton, em Lisboa, vai passar a ser palco da Vine & Dine Experience, uma série de jantares temáticos que vão acontecer todos os meses e cujos protagonistas serão os cozinheiros de conceituadas quintas de vinhos. O primeiro acontece já na próxima sexta-feira, 11 de maio, com o chef Filipe Ramalho, comandante gastronómico do Basiliirestaurante do Torre de Palma Wine Hotel.

Vindo diretamente do Alentejo, o chef Ramalho vai ser o primeiro inquilino temporário do 26º andar da famosa unidade hoteleira lisboeta, trazendo consigo os sabores da sua região assim como os vinhos produzidos na sua “casa”. António Pereira, o diretor do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, afirma que esta iniciativa é uma forma de mostrar o “melhor que se faz no nosso país”, tanto a nível de comidas como de vinhos.

Segundo o chef, a vontade de mostrar o trabalho que tem vindo a desenvolver no seu restaurante vai servir de mote para a ementa da noite, onde vai poder encontrar um menu de sete momentos, que começa com o pão alentejano de alho e azeitona, servido com o azeite da quinta Torre de Palma e uma manteiga de queijo Fortunato (produtor regional da zona de Portalegre).

Daí segue-se para os amuse bouche: o gaspacho alentejano com ceviche de peixe de rio, laranja do Chão e mostarda de pimentos Terrius, e o nigiri alentejano, que é composto por presa de porco preto alentejano com vinagre balsâmico do Convento dos Cardaes e migas de batata doce com mostarda matizada. A entrada será composta por uma clássica cabeça de xara da Dona Octávia com alho negro, agrião da ribeira, grué de cacau e tuberas de Estremoz. Os pratos principais começam com o momento de peixe, mais concretamente um arroz de tomates da horta do Basilii com jaquinzinhos, milho e coentros.

A carne surge logo a seguir com o lombo de javali fermentado em mosto de Alicante Bouschet com esparregado de couve-flor, gratinado de silarcas e maçã Bravo Esmolfe com Tremoço. Para concluir, não se assuste com o toucinho rançoso de bolota e torresmos, que faz-se acompanhar de favas e atabefe (espécie de soro de leite coalhado) aromatizado com limão e poejo. Tudo isto terá o custo de 49€ por pessoa e a harmonização de vinhos está já incluída.

O próximo convidado destas Vine & Dine Experience será a quinta do Quetzal, que visitará Lisboa no próximo dia 29 de julho.

Para quem possa não conhecer o chef Filipe Ramalho, saiba que o atual responsável do Basilii fez a sua formação na Escola Superior de Turismo do Estoril antes de passar uma longa temporada no Bistrô 100 Maneiras, ao lado de Ljubomir Stanisic. Daí seguiu para o espaço onde se mantém até hoje.

Vine & Dine Experience — Torre de Palma
Local: Panorama, restaurante no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Rua Latino Coelho 1.

Horário: sexta-feira, 11 de maio, às 20h
Preço: 49€ por pessoa com bebidas
Reservas: 213 120 000 ou sheraton.lisboa@sheraton.com

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt
Filosofia

Democracia e formas simbólicas /premium

Paulo Tunhas

O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)