Em Portugal, o número de trabalhadores por conta de outrem que ganha 3000 euros ou mais líquidos por mês aumentou no primeiro trimestre deste ano. Os números do INE — Instituto Nacional de Estatística mostram uma subida de 30% face a igual período de 2017. A notícia é avançada pelo Dinheiro Vivo que escreve que, com estes números, o período analisado atingiu o maior valor das séries do INE, havendo neste momento 37,5 mil pessoas a receber este valor.

Esta subida levou também a que o salário líquido médio da economia subisse 3,5%, para 876 euros mensais, o maior aumento em sete anos. Já os salários mais baixos, aqueles que correspondem a menos de 600 euros mensais, estão em queda, apesar de ainda representarem um milhão de trabalhadores.

Estes valores foram publicados pelo INE no seu primeiro inquérito trimestral ao emprego deste ano, divulgado esta quarta-feira.

A explicar esta evolução dos ordenados acima de 3000 euros, escreve ainda o Dinheiro Vivo, estão vários fatores: a eliminação gradual da sobretaxa do IRS, a subida do salário mínimo e a criação de emprego mais forte em profissões mais qualificadas.

Os dados do INE mostram ainda que o segundo escalão que mais cresceu foi o dos 1800 a 2500 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR