A Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU) deu na quinta-feira um primeiro passo para o estabelecimento de um Pacto Global para o Ambiente, uma decisão que contou com a oposição dos EUA.

Por uma votação expressiva, a AG aprovou uma resolução em que se solicita ao secretário-geral, António Guterres, que produza um relatório para a próxima AG, prevista para setembro, que identifique e avalie possíveis falhas nas leis ambientais internacionais e nos instrumentos legais relacionados “com a intenção de reforçar a sua concretização”.

O documento foi aprovado por 143 votos a favor, cinco contra e sete abstenções, de um universo total de 193 votantes. Ao lado dos EUA no voto contra estiveram a Federação Russa, a Turquia, a Síria e as Filipinas.

A resolução cria ainda um grupo de trabalho para discutir possíveis opções para eliminar obstáculos à apresentação de recomendações à AG de 2019, que podem incluir uma conferência “para adotar um instrumento internacional”.