A cantora peruana Susana Baca sobe ao palco da Antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, no dia 26, no primeiro concerto de um ciclo dedicado a vozes femininas.

O ciclo tem como nome M.ponto e pretende mostrar “vozes femininas que marcaram a cultura e que se distinguiram não só como voz, mas como embaixadoras das suas culturas e valores”, explica o Convento São Francisco. Segundo fonte da Câmara Municipal de Coimbra, o ciclo terá três a quatro concertos por ano, sendo que, posteriormente, serão anunciados os nomes do restante programa de M.ponto.

“Susana Baca é muito mais do que uma grande cantora, disse um crítico. É uma das últimas divas da música latino-americana”, sublinha o Convento São Francisco.

Susana Baca, antiga ministra da Cultura do Peru e presidente da Comissão de Cultura da Organização dos Estados Americanos, editou o seu primeiro disco em 1987 (“Color de Rosa Poesía y Canto Negro”), tendo conquistado atenção fora do seu país depois da edição da compilação “The Soul of Black Peru: Afro-Peruvian Classics”, da editora de David Byrne, a Luaka Bop, em 1995, onde surge a cantar “María Landó”.

Em 2002, com o disco “Lamento Negro”, vence um prémio Grammy, ao qual se juntou mais uma distinção em 2011, pela colaboração na canção “Latinoamerica”, do grupo de rap porto riquenho Calle 13.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Distinguida com a Ordem de Mérito pela República do Peru e com a Ordem das Artes e Letras pela Republica Francesa”, a cantora e compositora recebeu já este ano, “em Nova Iorque, o Lifetime Achievement Award pelo seu trabalho e o Prémio Nacional de Cultura no Peru”, realça o Convento São Francisco.

Susana Baca, “senhora de uma inesgotável energia e elegância em palco”, continua com uma carreira “de alto prestígio, conquistando públicos nas suas imensas digressões mundiais, derrubando fronteiras na comunhão e paixão pela música”, frisa.

No concerto em Coimbra, a cantora peruana surge acompanhada de Hugo Bravo (percussão), Oscar Huaranga (contrabaixo) e Hector Purizaga (piano). A entrada para o espetáculo custa 15 euros.