Rui Rio afirmou esta sexta-feira que o pedido que o PSD tem feito para que sejam divulgados os nomes dos 50 maiores devedores à Caixa Geral de Depósitos “não tem nada a ver com sigilo bancário”. Para o presidente do PSD, aquilo que os sociais-democratas estão a pedir é “o conhecimento das entidades que ficaram a dever dinheiro à CGD e que não pagam”.

As declarações de Rui Rio surgem depois do líder parlamentar do PSD ter adiantado que o partido pode avançar com um projeto de lei para levantar o sigilo bancário dos 50 maiores devedores. Na quinta-feira, o Governo aprovou a proposta para levantar o sigilo bancário nas contas com mais de 50 mil euros: o PSD entende que é apenas uma maneira de desviar as atenções para o problema da CGD.

À margem de um evento em Beja, para comemorar o aniversário do partido, Rui Rio defendeu que “haverá uma leitura abusiva” do pedido que o PSD fez e explicou que o que os sociais-democratas querem saber “não é aqueles que têm crédito, pagam e cumprem” mas sim “quem pura e simplesmente não pagou e nem vai pagar e que obriga a que sejam os contribuintes portugueses a pagar”.

Para o presidente do PSD, é “incompreensível” e um “completo enigma” que PCP e Bloco de Esquerda tenham evitado que se conhecessem os nomes dos 50 maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR