Quer no final do triunfo frente ao Feirense, quer na antevisão ao encontro da última jornada do Campeonato, Sérgio Conceição fez questão de destacar a história e a qualidade do V. Guimarães, “um histórico e um dos cinco grandes de Portugal”. Antes da partida desta tarde, havia até um outro dado curioso: nas últimas 14 deslocações dos azuis e brancos à Cidade Berço, os minhotos ganharam apenas uma vez, em 2016 (1-0), com o atual treinador dos azuis e brancos no comando. E esse acabou por ser um jogo que tão cedo não esquecerá, ao ponto de se ter emocionado na flash interview após o jogo.

“Todos conhecem o meu percurso, a minha vida, a minha infância. Os meus pais eram analfabetos, mas passaram-me princípios fantásticos: dignidade, seriedade, honestidade. Sofri com tudo isso esta semana. Sou pai de cinco filhos, tenho irmãos e tenho família. É só isto que quero dizer”, disparou, em lágrimas, antes de abandonar essa zona de entrevistas. Tudo porque, ao longo da semana, foi ventilada a ideia por alguns comentadores que Sérgio Conceição poderia facilitar um triunfo dos dragões para rumar depois aos azuis e brancos, que tinham Rui Barros no banco de forma interina. Nada disso se confirmou e até foi José Peseiro, o adversário desta tarde, a merecer a confiança de Pinto da Costa.

Dr. Sérgio e Mr. Conceição. A fórmula que acabou com o jejum do FC Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há dois anos e meio, Sérgio Conceição chorou de emoção e revolta após a vitória por 1-0 do seu V. Guimarães frente ao FC Porto; esta tarde, Sérgio Conceição teve muitas razões para sorrir após a vitória do seu FC Porto frente ao V. Guimarães por 1-0. É certo que, como ficou bem demonstrado na festa que teve início no passado fim de semana, o técnico entraria sempre na história do clube pela importância da conquista que quebrou o maior jejum sem títulos na era Pinto da Costa mas, agora, também os números sustentam esse sentimento: esta temporada fica na história dos dragões e da Liga.

Por um lado, Sérgio Conceição, ao conseguir alcançar 88 pontos, superou o melhor registo dos dragões, que pertencia a José Mourinho na temporada de 2002/03 (86) quando o Campeonato tinha 34 jornadas (a média alcançada por André Villas-Boas em 2010/11 foi superior mas a Liga tinha 30 rondas); por outro, esse número fixado com este triunfo em Guimarães permitiu igualar aquela que é a melhor marca de sempre no Campeonato e que pertencia a Rui Vitória em 2015/16.

Em paralelo, o registo de 28 vitórias é o quarto melhor registo de sempre dos azuis e brancos, apenas superado por 1990/91 (31, Artur Jorge), 1987/88 (29, Tomislav Ivic) e 1994/95 (29, Bobby Robson).