Os Estados Unidos vão apoiar o Governo moçambicano a tirar partido do African Growth and Opportunity Act (AGOA), pacto comercial que permite ter acesso facilitado ao mercado dos EUA, anunciou esta segunda-feira o embaixador norte-americano em Maputo. “Incentivos comerciais para aceder ao mercado americano levarão a um aumento dos investimentos em África, criando mais empregos e oportunidades económicas para todos”, referiu o diplomata Dean Pittman.

O embaixador dos Estados Unidos falava durante um evento de lançamento do AGOA, em Maputo. Embora o pacto comercial já exista há 18 anos, “apenas um dos 100 milhões de exportações moçambicanas para os Estados Unidos tiram proveito do acesso livre de impostos do AGOA”, refere a embaixada dos EUA em comunicado.

A situação levou ao desenvolvimento de uma estratégia para Moçambique que dará prioridade à exportação de têxteis, vestuário, metais preciosos e especialidades alimentares e agrícolas, tai como castanha de caju, ervilha, mandioca, amêndoa sem casca, feijão, noz de macadâmia e melaço de cana. De acordo com a representação diplomática norte-americana, o AGOA “é a iniciativa comercial fundamental dos Estados Unidos com a África Subsaariana e um forte símbolo da parceria dos EUA com a região”. “Os dez anos de extensão do AGOA até 2025 oferecem ao setor privado uma oportunidade de desenvolver e implementar uma relação comercial de longo prazo com os Estados Unidos”, conclui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR