Moçambique

EUA anunciam estratégia de incentivo às exportações moçambicanas

Os EUA vão apoiar Moçambique no âmbito do African Growth and Opportunity Act e darão prioridade à exportação de têxteis, vestuário, metais preciosos e especialidades alimentares e agrícolas.

Lusa/LUSA

Os Estados Unidos vão apoiar o Governo moçambicano a tirar partido do African Growth and Opportunity Act (AGOA), pacto comercial que permite ter acesso facilitado ao mercado dos EUA, anunciou esta segunda-feira o embaixador norte-americano em Maputo. “Incentivos comerciais para aceder ao mercado americano levarão a um aumento dos investimentos em África, criando mais empregos e oportunidades económicas para todos”, referiu o diplomata Dean Pittman.

O embaixador dos Estados Unidos falava durante um evento de lançamento do AGOA, em Maputo. Embora o pacto comercial já exista há 18 anos, “apenas um dos 100 milhões de exportações moçambicanas para os Estados Unidos tiram proveito do acesso livre de impostos do AGOA”, refere a embaixada dos EUA em comunicado.

A situação levou ao desenvolvimento de uma estratégia para Moçambique que dará prioridade à exportação de têxteis, vestuário, metais preciosos e especialidades alimentares e agrícolas, tai como castanha de caju, ervilha, mandioca, amêndoa sem casca, feijão, noz de macadâmia e melaço de cana. De acordo com a representação diplomática norte-americana, o AGOA “é a iniciativa comercial fundamental dos Estados Unidos com a África Subsaariana e um forte símbolo da parceria dos EUA com a região”. “Os dez anos de extensão do AGOA até 2025 oferecem ao setor privado uma oportunidade de desenvolver e implementar uma relação comercial de longo prazo com os Estados Unidos”, conclui.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Religião

O Dia Mundial da Religião

Donizete Rodrigues

O Dia Mundial da Religião é um momento ecuménico para promover a convivência, o interconhecimento e o diálogo inter-religioso, buscando um futuro livre de preconceito, discriminação e intolerância.

PSD

Ao centro, o PSD não ganhará eleições /premium

João Marques de Almeida

Rio, que não perde uma ocasião para evocar Sá Carneiro, não aprendeu a sua principal lição: o PSD só chega ao poder quando lidera uma alternativa aos socialistas. Não basta esperar pelo fracasso do PS

Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)