Os três seguranças da discoteca Urban Beach, em Lisboa, que em outubro de 2017 foram filmados a agredir clientes à porta do estabelecimento, foram esta segunda-feira acusados de tentativa de homicídio qualificado. De acordo com a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, citada pelo Expresso, Pedro Inverno, David Jardim e João Ramalhete “sabiam que a cabeça aloja vários órgãos vitais e que os ferimentos daí resultantes poderiam determinar a morte dos ofendidos”.

Na sequência do primeiro interrogatório judicial, em novembro, Pedro Inverno e David Jardim ficaram em prisão preventiva. Dias depois, a medida de coação foi alterada para prisão domiciliária com pulseira eletrónica. Já o terceiro segurança, João Ramalhete, ficou em liberdade, sujeito a Termo de Identidade e Residência e indiciado por ofensa à integridade física qualificada.

Uma fonte contactada pelo Expresso defende que a qualificação do crime por parte do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa foi exagerada, já que um dos arguidos, David Jardim, recorreu da medida de coação aplicada pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e foi-lhe dada razão. Na altura, os juízes desembargadores consideraram que não era possível provar — através do vídeo amador que denunciou o crime — que o segurança tinha saltado com os dois pés sobre a cabeça da vítima.

De acordo com o mesmo jornal, pelo menos um dos acusados vai requerer a abertura da instrução, adiando o prazo para o início do julgamento do caso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR