Há muitos desportivos no mercado, embora poucos consigam rivalizar com os Aston Martin, pelo menos no que respeita à garra, mas igualmente ao estilo e ao luxo. O construtor inglês, que padeceu nos tempos em que era controlado pela Ford e que rejuvenesceu agora que controla o seu próprio destino, está apostado em juntar aos fãs que já possui – os tais que apreciam um desportivo com uma mecânica nobre, mas que preferem o requinte às emoções “puras e duras” ao volante –, todos aqueles que procuram um desportivo porque é mais rápido do que a concorrência, a acelerar e em curva, seja na estrada ou em circuito.

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Vai daí, pegou no elegante DB11, equipado com um já de si venerável V12, com 608 cv e puxou-o até aos 639 cv, alterando-lhe igualmente a atitude, capacidade de subir de regime e, claro está, o roncar, pois agora tem de atrair condutores muito mais jovens, se não de idade, pelo menos de espírito. Em reflexo da maior potência do motor, esta versão mais desportiva do DB11 passa a ser capaz de passar pelos 100 km/h ao fim de 3,7 segundos, para depois continuar a subir de regime até aos 335 km/h, valores muito respeitáveis e que o colocam este desportivo de luxo ao mesmo nível – em performance pura – dos seus concorrentes com mecânicas nobres e que visam prioritariamente a performance pura.

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Mas o novo DB11 de 639 cv tem mais trunfos na manga, como se poderia desde logo suspeitar pela sigla que enverga: AMR, herdada da Aston Martin Racing, o departamento da casa britânica vocacionado para a competição e para versões especiais como esta, de cariz mais desportivo. O DB11 AMR troca as aplicações em alumínio e pele, por outras em carbono, ganhando peso mas, sobretudo, ganhando uma atitude mais radical e desportiva. Também as suspensões foram revistas, tudo para tornar o AMR mais à vontade para uma condução nos limites – ou para além deles –, idealmente em pista.

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O desenvolvimento do DB11 AMR foi realizado no renovado Performance Center que a Aston Martin possui no circuito alemão de Nürburgring, cujo traçado selectivo utiliza para optimizar a eficácia dos seus modelos mais assanhados. Depois de 10 anos de bons serviços, o centro foi profundamente modernizado e inaugurado no passado fim-de-semana, estando aberto para os clientes e apaixonados do construtor inglês.

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O novo DB11 AMR começará a ser entregue aos seus clientes no segundo trimestre de 2018, por cerca de 175 mil libras em Inglaterra (199.000€), 219 mil euros na Alemanha e 241 mil dólares nos EUA (203.000€). O valor pelo qual o emocionante modelo será proposto em Portugal será conhecido em breve.