Volkswagen

Nem todos os gatos são pardos. Touareg vê à noite

A terceira geração do maior dos SUV da Volkswagen vai iniciar a sua comercialização entre nós em Junho. Vem repleta de ajudas à condução, e uma até finta o escuro. Saiba como funciona a Night Vision.

Falta pouco mais de um mês para o Volkswagen Touareg fazer a sua estreia comercial entre nós, sendo que a terceira geração do SUV germânico colocou bem lá em cima a fasquia em termos de tecnologia. Dos sistemas de assistência à condução, passando pelas soluções de conectividade, o pacote tecnológico ao serviço do conforto e da segurança pretende fazer do novo Touareg uma referência no segmento.

Entre as novidades, destaque para o sistema Night Vision, uma tecnologia nova que a Volkswagen estreia precisamente no seu maior SUV. De acordo com o construtor, graças a esta função será possível evitar ou, pelo menos reduzir, o número de atropelamentos de peões, de ciclistas ou até mesmo de animais, que circulem em vias mal iluminadas e sem reflectores para sinalizar a sua presença – no caso dos animais, isso seria difícil…

O sistema recorre a uma câmara de infravermelhos integrada no SUV, graças à qual o Touareg é capaz de detectar em plena obscuridade animais e pessoas, até 130 metros em frente ao veículo. Fazendo essa identificação, o sistema adverte o condutor. Como? O painel de instrumentos totalmente digital projecta a imagem (térmica) que está a ser captada, recorrendo para tal a um esquema de cores específico: amarelo para sinalizar a presença, vermelho para alertar para o perigo de atropelamento.

Em prol da segurança, mesmo que o sistema esteja inactivo, basta que o Touareg se desloque a uma velocidade superior a 60 km/h para a tecnologia entrar em acção. O condutor é alertado com um sinal acústico e visual, ao mesmo tempo que os faróis LED Matrix IQ. Light podem dar uma “flashada” para iluminar o ser detectado pela câmara. Simultaneamente, o sistema de travagem fica de imediato configurado para intervir com a máxima eficácia.

Disponível como opcional, este sistema ainda não tem preços fechados para o mercado português. Mas, ao que o Observador apurou, será certamente disponibilizado por valores inferiores a 500€.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)