KIA

Sportage renovado vai ter versão diesel híbrida 48V

A Kia vai submeter o seu Sportage a num ligeiro 'restyling', lá para o final do ano. Mas a grande novidade é a versão diesel mild hybrid a 48V, com vantagens em termos de consumos e emissões.

A Kia vai ser dos primeiros fabricantes a introduzir no mercado uma motorização híbrida a gasóleo, que vai surgir montada no SUV Sportage. Denominada EcoDymanics+, esta solução combina um motor turbodiesel com um motor eléctrico, ao qual cabe desempenhar o papel de motor de arranque, alternador e boost para a unidade a gasóleo. Tem a vantagem de ser alimentada por uma bateria a 48V, o que lhe assegura um maior potencial na redução de consumos e emissões nocivas.

Esta nova solução diesel mild hybrid não vai ser exclusiva do Sportage, sendo igualmente estendida a outros modelos, a começar pelo novo Ceed já em 2019. O objectivo é facilitar o trabalho do motor a gasóleo na fase de arranque e sempre que o condutor acelera para ganhar velocidade, período em que o consumo e as emissões disparam.

A bateria de iões de lítio a 48V, em vez dos tradicionais 12V, assegura quatro vezes mais capacidade de “ajudar” o motor a gasóleo, apesar de ter apenas uma capacidade de 0,48 kWh, estando localizada no fundo da bagageira. Segundo a Kia, esta versão mild hybrid permite reduzir as emissões de CO2 (ou seja, o consumo) em 4% relativamente às medições em WLTP e em 7% em NEDC.

O novo sistema mild hybrid a 48V vai estar disponível antes do final do ano, mas não necessariamente em Portugal, uma vez que, de início e segundo informações do importador da Kia para o nosso país, será exclusivo do motor 2.0 CRDI de 136 cv e da versão com tracção integral, ambos com pouca procura no mercado nacional. Assim que estiver que a solução mild hybrid estiver associada ao motor 1.7 CRDI, com potências de 115 e 141 cv, os mais vendidos entre nós, então sim o EcoDynamics+ Mild Hybrid 48V será proposto aos condutores nacionais.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
Crónica

Uma semana portuguesa, com certeza /premium

Alberto Gonçalves

É impressionante como os socialistas exibem uma ignorância tão vasta em todos os domínios terrestres e, não obstante, conseguem acumular pequenas fortunas pessoais e, para cúmulo, governar tão bem. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)