A Kia vai ser dos primeiros fabricantes a introduzir no mercado uma motorização híbrida a gasóleo, que vai surgir montada no SUV Sportage. Denominada EcoDymanics+, esta solução combina um motor turbodiesel com um motor eléctrico, ao qual cabe desempenhar o papel de motor de arranque, alternador e boost para a unidade a gasóleo. Tem a vantagem de ser alimentada por uma bateria a 48V, o que lhe assegura um maior potencial na redução de consumos e emissões nocivas.

Esta nova solução diesel mild hybrid não vai ser exclusiva do Sportage, sendo igualmente estendida a outros modelos, a começar pelo novo Ceed já em 2019. O objectivo é facilitar o trabalho do motor a gasóleo na fase de arranque e sempre que o condutor acelera para ganhar velocidade, período em que o consumo e as emissões disparam.

A bateria de iões de lítio a 48V, em vez dos tradicionais 12V, assegura quatro vezes mais capacidade de “ajudar” o motor a gasóleo, apesar de ter apenas uma capacidade de 0,48 kWh, estando localizada no fundo da bagageira. Segundo a Kia, esta versão mild hybrid permite reduzir as emissões de CO2 (ou seja, o consumo) em 4% relativamente às medições em WLTP e em 7% em NEDC.

O novo sistema mild hybrid a 48V vai estar disponível antes do final do ano, mas não necessariamente em Portugal, uma vez que, de início e segundo informações do importador da Kia para o nosso país, será exclusivo do motor 2.0 CRDI de 136 cv e da versão com tracção integral, ambos com pouca procura no mercado nacional. Assim que estiver que a solução mild hybrid estiver associada ao motor 1.7 CRDI, com potências de 115 e 141 cv, os mais vendidos entre nós, então sim o EcoDynamics+ Mild Hybrid 48V será proposto aos condutores nacionais.

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