A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou esta quinta-feira a descoberta de um primeiro caso de Ébola em zona urbana na República Democrática do Congo (RDC). Os casos registados até ao momento situavam-se apenas nas zonas rurais.

“Um novo caso (…) foi confirmado em Wangata, uma das três zonas sanitárias de Mbandaka, uma cidade (…) da província do Equador, no noroeste da RDC”, pode ler-se no comunicado da OMS. O Governo da RDC informou que está a trabalhar no terreno para identificar as pessoas que tenham estado em contacto com os casos suspeitos.

Na quarta-feira, a RDC recebeu cerca de 5.400 doses de uma vacina contra o Ébola de forma a travar a epidemia. Até esta essa data, a RDC já contabilizou 44 casos de ébola, dos quais três foram confirmados en laboratorio, 20 figuram como prováveis e 21 suspeitos, segundo a OMS.

Esta é a nona eclosão do Ébola na RDC desde que se descobriu o vírus em 1976 neste país.

O Ébola transmite-se por contacto direto com o sangue e fluídos corporais dos animais infetados, causando hemorragias graves. A taxa de mortalidade pode atingir os 90%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR