Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, afirmou que, se Kim-Jong un não aceitar um acordo em que a Coreia do Norte cesse o programa nuclear, que pode aplicar “o mesmo modelo que foi utilizado com Khadaffi, o antigo ditador da Líbia, avança o The Guardian. “Dizimação total, esse foi o modelo”, clarificou Trump na Casa Branca.

O executivo americano deixa a ameaça a Kim-Jong un depois de John Bolton, conselheiro de segurança, ter dito que o “modelo líbio” ia servir como base para o encontro entre o Trump e o líder norte-coreano.

Cimeira entre Estados Unidos e Coreia do Norte acontece a 12 de junho em Singapura

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo explica o mesmo meio, o modelo que Bolton referiu estava relacionado com um acordo proposto pelos norte-americano em que a Líbia cessaria as armas nucleares, e não a intervenção da OTAN em 2011. Foi o apoio da aliança militar aos rebeldes líbios que fez com que Khadaffi fosse assassinado em 2013, depois de 40 anos como chefe de estado da Líbia.

Coreia do Norte cancela conversações e ameaça anular cimeira de Kim e Trump

“Não podemos deixar que a Líbia tenha armas nucleares. Simplesmente não podemos”, afirmou Trump. As afirmações são feitas numa altura em que falta menos de um mês para a cimeira (1 de junho), em Singapura, entre os EUA e a Coreia do Norte. Este encontro ainda não é completamente certo, pois, tanto Trump como Kim Jong Un, têm afirmado pontos diferentes quanto a uma possível desnuclearização do país asiático.

*Artigo corrigido às 00h34, a tradução da palavra “decimination” foi corrigida de “disseminação” para “dizimação”