Donald Trump

Trump diz que EUA podem fazer a Kim-Jong Un o mesmo que fizeram a Kadhafi

135

Donald Trump afirmou que os Estados Unidos da América podem utilizar com Kim-Jong un "o mesmo modelo" que utilizaram com Kadhafi, o antigo ditador da Líbia que foi assassinado.

Encontro entre Donald Trump e Kim-Jong un está marcado para dia 12 de junho

SHAWN THEW/EPA

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, afirmou que, se Kim-Jong un não aceitar um acordo em que a Coreia do Norte cesse o programa nuclear, que pode aplicar “o mesmo modelo que foi utilizado com Khadaffi, o antigo ditador da Líbia, avança o The Guardian. “Dizimação total, esse foi o modelo”, clarificou Trump na Casa Branca.

O executivo americano deixa a ameaça a Kim-Jong un depois de John Bolton, conselheiro de segurança, ter dito que o “modelo líbio” ia servir como base para o encontro entre o Trump e o líder norte-coreano.

Segundo explica o mesmo meio, o modelo que Bolton referiu estava relacionado com um acordo proposto pelos norte-americano em que a Líbia cessaria as armas nucleares, e não a intervenção da OTAN em 2011. Foi o apoio da aliança militar aos rebeldes líbios que fez com que Khadaffi fosse assassinado em 2013, depois de 40 anos como chefe de estado da Líbia.

“Não podemos deixar que a Líbia tenha armas nucleares. Simplesmente não podemos”, afirmou Trump. As afirmações são feitas numa altura em que falta menos de um mês para a cimeira (1 de junho), em Singapura, entre os EUA e a Coreia do Norte. Este encontro ainda não é completamente certo, pois, tanto Trump como Kim Jong Un, têm afirmado pontos diferentes quanto a uma possível desnuclearização do país asiático.

*Artigo corrigido às 00h34, a tradução da palavra “decimination” foi corrigida de “disseminação” para “dizimação”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Investimento público

A tragédia de Pedro Marques

Inês Domingos

Com um quadro Centeno confessou inadvertidamente como foi um dos principais responsáveis pelo desastre de atuação de Pedro Marques, sendo que este também não foi capaz de aplicar os fundos de Bruxelas

FC Porto

João Félix (e youth league) /premium

João Marques de Almeida
145

Uma mensagem para todos os portistas. Vamos dar os parabéns ao Benfica, esquecer os árbitros, ganhar ao Sporting na final da Taça e apostar nos nossos jovens jogadores nas próximas épocas. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)