Serão oito os jogos do Sporting que estão sob investigação: contra Vitória de Guimarães, Desp. Aves, Feirense, Tondela, Estoril, Vitória de Setúbal e Moreirense, na época 2017/18, e ainda o Desportivo de Chaves, em 2016/17. Até agora, tinham sido reveladas mensagens de WhatsApp que denunciam alegados subornos (ou tentativas de) a jogadores dos quatro primeiros e do Desp. Chaves. Chegou agora a vez do Estoril.

Depois das vitórias com o Desp. Aves e o Vitória de Guimarães, em que o esquema alegadamente orquestrado por André Geraldes terá subornado Nelson Lenho e João Aurélio, era tempo de pensar na receção ao Estoril. No final de agosto, a luta pelo primeiro lugar estava ao rubro eimpunha-se continuar a vencer para garantir as ambições do Sporting de quebrar o jejum do título que se prolonga desde 2002. Mas as novas mensagens deixam ainda pistas sobre um possível envolvimento do Benfica em subornos ao plantel estorilista.

Leia as novas mensagens reveladas pelo Correio da Manhã e a respetiva explicação.

A 22 de agosto, cinco dias antes do jogo com o Estoril em Alvalade, o interlocutor com os dirigentes do Sporting João Gonçalves retoma o contacto com o intermediário Paulo Silva. A preparação para a partida com os canarinhos envolve “pensar num tipo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Gonçalves: Vou trabalhar o próximo. Aguardo instruções. Pensa num tipo.

Paulo Silva: Ok.

No dia seguinte, Paulo Silva sugere o lateral direito Luís Miguel Mendes, conhecido por Mano. João Gonçalves aceita mas pede ao intermediário que nunca diga que está ligado ao Sporting e diz-lhe para “sair fora” caso o jogador português ofereça resistência.

João Gonçalves: Ok, pode ser esse. Avança, mas se o gajo se arma sai fora. Nunca digas que é o Sporting, és tu pessoalmente que queres ajudar por saberes o que outros fazem.

João Gonçalves: Quando vais falar com o irmão?

Paulo Silva: Amanhã à noite. Tenho primeiro de pedir o contacto, mas amanhã vou.

João Gonçalves refere-se ao jogador como “irmão”, numa alusão à alcunha, Mano. Paulo Silva planeia encontrar-se com o jogador na baía de Cascais, durante as Festas do Mar.

João Gonçalves: Vais lá hoje a que horas?

Paulo Silva: Vou à noite, baía de Cascais, nas festas.

João Gonçalves: Ok, depois diz como foi.

Paulo Silva: Ok.

Horas depois, João Gonçalves pergunta a Paulo Silva se já falou com Mano. A conversa não correu bem: o jogador do Estoril quis saber o valor da proposta do Sporting mas não aceitou colaborar. É nesta altura que João Gonçalves revela que o Benfica terá oferecido 95 mil euros a todo o plantel do Estoril para que não perdesse em Alvalade. Comparados com a proposta encarnada, os três mil euros verde e brancos pecavam por escassos.

João Gonçalves: Já falaste?

Paulo Silva: Já e correu mal.

João Gonçalves: Então?

Paulo Silva: O gajo não aceitou mas quis saber o valor e quando lhe falei em 3 mil virou-se para mim e disse: “Ó amigo, vá catar pulgas”. E bazou.

João Gonçalves: Foi? Pois. O Benfica ofereceu 95 mil ao plantel do Estoril para não perderem com o Sporting, sabemos de fonte segura.

Paulo Silva: Foi??? Estão a apostar forte, estes vão com os putos à missa e dá nisto.

João Gonçalves: Deixa, passamos à frente. Já estás no Entroncamento?

Paulo Silva: Estou quase a chegar.

No final do jogo, o Sporting venceu por 2-1, com golos de Gelson Martins e Bruno Fernandes. De recordar que esta não foi a primeira vez que a alegada tentativa de suborno terá corrido mal a Paulo Silva, João Gonçalves, Gonçalo Rodrigues e André Geraldes. Joãozinho, um dos jogadores do Tondela que terá sido aliciado, acabou por ser dos melhores jogadores em campo. E, antes disso, ainda na temporada 2016/17, Leandro Freire terá denunciado à direção do Desportivo de Chaves que foi abordado pelo Sporting e abortado o esquema.

O crime de corrupção não precisa de ser consumado para ser validado. Por isso mesmo, Mano deverá ser chamado pela justiça para confirmar a abordagem do Sporting.

Depois de passarem uma noite na Polícia Judiciária do Porto, os quatro detidos na operação CashBall saíram em liberdade esta quinta-feira: estão proibidos de comunicar uns com os outros. André Geraldes, o team manager do Sporting, pagou uma caução de 60 mil euros e está impedido de exercer funções desportivas, assim como João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues. Paulo Silva está ainda proibido de falar com a comunicação social.