Camionistas oriundos de pelo menos 12 Estados do Brasil concentraram-se esta segunda-feira em várias estradas daquele país em protesto contra os aumentos consecutivos do preço dos combustíveis aplicados pela petrolífera estatal Petrobras, informaram fontes oficiais. O protesto desta segunda-feira marca o início oficial de uma paralisação por tempo indeterminado anunciada na passada sexta-feira pela Confederação Nacional dos Transportadores Autónomos (CNTA) e pela Associação Brasileira de Camionistas (ABCAM), entidades que integram mais de 120 sindicatos.

A ação pretende contestar os aumentos consecutivos do preço dos combustíveis, situação que se tornou “insustentável” para os profissionais do setor, mas também a aplicação de uma medida que permite cobrar taxas quando os veículos pesados circulam sem carga, segundo as organizações sindicais.

Segundo a polícia rodoviária federal brasileira, desde as primeiras horas do dia desta segunda-feira os camionistas de vários Estados estão concentrados em diferentes estradas do país. A mesma fonte precisou que algumas estradas estão bloqueadas na sequência do protesto, que também está a provocar, em outras vias rodoviárias, grandes engarrafamentos.

“O aumento constante no preço (…) e os impostos cobrados sobre o combustível tornam a situação insustentável para os transportadores autónomos”, reforçou a ABCAM num comunicado, precisando que os aumentos sucessivos aplicados no combustível representam atualmente 42% dos custos das empresas de transporte.

Apesar destes protestos, a Petrobras anunciou esta segunda-feira uma nova subida, de 0,97%, nos preços do gasóleo, aumento que entrará em vigor na terça-feira. Este aumento acontece após uma semana em que se verificaram cinco aumentos consecutivos do preço dos combustíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR