Jaime Marta Soares convocou Bruno de Carvalho para a reunião dos órgãos sociais do Sporting que se realiza esta segunda-feira. Em declarações ao Record, o demissionário presidente da Mesa da Assembleia-Geral leonina confirmou a realização de um encontro “às 19 horas”. “O Conselho Diretivo está avisado. Acho que sim, que vai aparecer. Não há notícia em contrário”, afirmou Marta Soares.

Ao que o Observador conseguiu apurar esta tarde, os órgãos sociais do Sporting só foram convocados por Jaime Marta Soares esta segunda-feira. Contrariamente ao avançado por Marta Soares, fonte do Sporting indica que Bruno de Carvalho – assim como os restantes membros da direção – não havia sido convocado por nenhum meio e, por esse mesmo motivo, não deveria comparecer à reunião. 

Jaime Marta Soares garantiu que o presidente do Sporting foi notificado via email. “Bruno de Carvalho foi convocado na mesma hora e no mesmo momento que o presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar [Nuno Silvério Marques], um email que lhe foi enviado, para o mail dele. Já hoje [segunda-feira] foi acertado com o vice-presidente, Carlos Vieira, que me garantiu que efetivamente estariam na reunião”, esclareceu o dirigente demissionário. Posteriormente, o presidente leonino ter-se-á apercebido do email e deslocou-se a Alvalade.

Na final da Taça de Portugal, Jaime Marta Soares foi impedido de representar o Sporting na Tribuna de Honra do Estádio Nacional. A direção leonina decidiu atribuir a representação oficial do clube a João Sampaio, presidente da Assembleia-Geral da Sporting SAD, e Rui Moreira de Carvalho, presidente do Conselho Fiscal da Sporting SAD. Marta Soares acabou por assistir ao jogo na bancada, perto da tribuna de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este domingo, Jaime Marta Soares prometeu que, caso Bruno de Carvalho se demita, marcará eleições de forma imediata e não convocará uma comissão de gestão. Ao Record e relativamente à final da Taça de Portugal, o dirigente demissionário afirmou: “As atitudes ficam com quem as pratica. Aqui vêm mais uma vez ao de cima os valores e os princípios de Bruno de Carvalho, que não sabe respeitar nada nem ninguém”.

Já esta segunda-feira, um documento com vista à destituição de Bruno de Carvalho e restantes membros da direção começou a circular entre os sócios do Sporting. Caso as assinaturas se traduzam, no mínimo, em mil votos, o documento será endereçado a Jaime Marta Soares. De acordo com o Expresso, a consequência será a seguinte: “Os sócios signatários do presente requerimento, representando mais de mil votos, solicitam a V. Exa que convoque uma Assembleia-Geral para ser realizada no prazo de 30 dias, conforme foi anunciado publicamente”.

A Assembleia-Geral, a acontecer, teria a seguinte ordem de trabalhos: “A revogação com justa causa e efeitos imediatos do mandato” de Bruno de Carvalho (presidente do Conselho Diretivo), Carlos Vieira (vice-presidente do Conselho Diretivo), Rui Caeiro (vogal do Conselho Diretivo), José Quintela (vogal do Conselho Diretivo), Luís Roque (vogal do Conselho Diretivo), Luís Gestas (vogal do Conselho Diretivo) e Alexandre Godinho (vogal do Conselho Diretivo).

Quem é quem nesta mesa onde bastam cair dois (apesar das dúvidas) para o Sporting ir para eleições

O abaixo-assinado invoca, enquanto razões para a destituição dos membros do Conselho Diretivo, a “sucessão de atos lesivos para o clube, a desprestigiante atuação pública dos membros do Conselho Diretivo, a postura constante de divisão do Clube, as suspeitas e investigações de corrupção no desporto, o incentivo a atuações agressivas e anti-desportivas e a demissão massiva dos membros dos vários órgãos sociais, o afastamento de parceiros de longa data e a preocupante degradação do património do clube”.

Esta não é a primeira vez que os sócios do Sporting tentam destituir uma direção através da recolha de assinaturas: em 2012/13, o movimento “Dar Rumo Ao Sporting” começou um abaixo-assinado para afastar o então presidente Godinho Lopes. Acabou por não ser necessário, já que os órgãos sociais se demitiram antes da realização da consequente Assembleia-Geral.