Moçambique e Rússia estão este ano a intensificar os encontros bilaterais, numa relação que leva esta quinta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, José Pacheco, a iniciar uma visita de cinco dias à Federação Russa. O convite tinha sido lançado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, quando visitou Maputo em março.

Na altura, o governante disse que a visita de Pacheco deveria anteceder uma visita à Federação Russa do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

A agenda do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano até segunda-feira inclui conversações com Lavrov e encontros de trabalho com empresários russos. José Pacheco vai também participar no 22.º Fórum Económico Internacional de São Petersburgo.

O Estado moçambicano quer “aprofundar a cooperação política, económica, empresarial e social entre dois países”, anunciou o Governo de Moçambique num comunicado sobre a deslocação. A mesma ideia já tinha sido expressa por Serguei Lavrov ao visitar Moçambique.

Pacheco viaja depois de o ministro da Defesa moçambicano, Atanásio Mtumuke, se ter deslocado a Moscovo, em abril, para participar numa conferência sobre segurança internacional. A capital moçambicana acolheu, também em abril, a primeira sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica e Técnico-Científica estabelecida entre os governos dos dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR