Sintra

Parques de Sintra e Câmara de Lisboa vencem prémio de Restauro do SOS Azulejo

Os prémios do SOS Azulejo 2017 vão ser entregues esta quinta-feira, no Palácio da Fronteira, em Lisboa.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

A Parques de Sintra e a Câmara Municipal de Lisboa são os vencedores do Prémio SOS Azulejo 2017, na categoria “Intervenção de Conservação e Restauro”, a ser entregue esta quinta feira, numa cerimónia a decorrer no Palácio da Fronteira, em Lisboa.

Segundo uma nota divulgada no site do projeto SOS Azulejo, uma iniciativa da responsabilidade do Museu da Polícia Judiciária, a Parques de Sintra – Monte da Lua foi reconhecida pelas obras de restauro de azulejos do pátio do Leão e pátio de Diana, no Palácio Nacional de Sintra. Já a Unidade de Coordenação Territorial, Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, da Câmara Municipal de Lisboa, vencedora ‘ex-aequo’ na mesma categoria, foi distinguida pela intervenção de conservação e restauro dos painéis em azulejos do Jardim Júlio de Castilho.

O Prémio “História de Arte” será entregue à investigadora Rosário Salema de Carvalho e ao autor de azulejo Libório Silva, pelo livro “Azulejos — Maravilhas de Portugal / Wonders of Portugal”.

O Prémio “Tese de Doutoramento na área de ‘Estudo de Materiais'” foi atribuído a Susana Xavier Coentro, com o estudo “An Iberian Heritage: Hispano-Moresque Architectural Tiles in Portuguese and Spanish Collection”.

Segundo a organização, o prémio extra concurso Personalidade vai ser entregue a João Castel-Branco Pereira, “pela notável obra que consagrou ao estudo e divulgação da azulejaria histórica e artística portuguesa”. No que respeita a menções honrosas, Susana de Vilas-Boas Miranda Lainho foi a distinguida na área da “Conservação e Restauro”, pela obra de restauro dos azulejos da Capela de São Geraldo, na Sé de Braga.

A Câmara Municipal de Lisboa – Unidade de Coordenação Territorial, Unidade de Intervenção Territorial Centro Histórico, e o Atelier Samthiago Conservação e Restauro foram os vencedores na categoria “Boas Práticas”, pela reabilitação dos painéis em azulejo de Fred Kradolfer nos miradouros de Lisboa.

Rosário Salema de Carvalho e Libório Silva receberam também uma menção honrosa em “Turismo Cultural” pelo livro “Azulejos à Mesa / Azulejos in Restaurants”, enquanto a Câmara Municipal de Vila Fraca de Xira foi distinguida na área de “Divulgação”, pela divulgação do património azulejar do Mercado Municipal local.

A categoria “Contributos para inventário” mereceu duas menções honrosas ‘ex-aequo’: uma atribuída a Tiago Passão Salgueiro, Ana Campanilho Barradas, Paulo Pinto e Fernando Duarte, pelo inventário da azulejaria Caliponense – Projeto de Identificação do Património Azulejar de Vila Viçosa, e outra atribuída à ‘designer’ Alba Plaza e à produtora cultural Marisa Ferreira, pelo arquivo digital “Os azulejos do Porto”.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)