A Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada pela China Tianying da compra da totalidade do capital da espanhola Urbaser, detentora de participações na SUMA – Ambiente e Serviços e na Empresa Geral de Fomento (EGF), revela um aviso da AdC.

A operação foi notificada há uma semana, a 18 de maio, pela empresa chinesa de energia, dando até 1 de junho oportunidade para observações de interessados nesta operação de concentração.

Este não é o primeiro investimento do grupo chinês em Portugal, tendo em outubro do ano passado comprado à seguradora francesa Groupama a sua operação em Portugal.

A Urbaser, que tem uma subsidiária em Portugal, é a empresa-mãe de um grupo ativo nos setores dos serviços urbanos e tratamento de resíduos, sediado em Espanha.

Em Portugal, através da subsidiária, e das participações na SUMA e EGF, a Urbaser está ativa na prestação de serviços de construção e exploração de instalações de tratamento de água, na recolha, tratamento e eliminação de resíduos perigosos e de resíduos não perigosos, na produção de eletricidade, no comércio a retalho de combustível para veículos a motor em estabelecimentos especializados, na captação e tratamento de água.

A China Tianying, sediada na China e sem presença em Portugal, tem como principal atividade a incineração de resíduos sólidos urbanos (lixo doméstico) para gerar energia elétrica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR