O Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, em Lisboa, reabre a 1 de junho como LU.CA e a programação vai ter visitas e espetáculos grátis vocacionados para os mais novos até julho, foi esta sexta-feira anunciado. O “LU.CA: Lugar para as Crianças para os jovens e para as Artes” vai reabrir como um teatro com programação infanto-juvenil.

Os “Dias de Inauguração”, inseridos na programação das Festas de Lisboa, vão decorrer entre 01 e 03 de junho e na programação está incluído o concerto “As Fábulas de La Fontaine”, da Orquestra Juvenil Metropolitana, na sala principal do renovado Teatro Luís de Camões. O Teatro Luís de Camões insere-se no plano de reestruturação dos teatros municipais da capital, anunciado pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, no final do ano passado.

Na apresentação das Festas de Lisboa, que decorreu esta sexta-feira no Mercado de Arroios, a presidente da Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), Joana Gomes Cardoso, considerou que este novo espaço cultural “dedicado à programação infantil” é algo “que ultrapassa muito as Festas de Lisboa”. “Ao longo de todo o mês de junho e julho [o LU.CA] terá muita programação gratuita para que possam conhecer este novo teatro”, anunciou.

A programação gratuita começa em 16 de junho com uma visita que dará a conhecer ao público o palco, o subpalco, os camarins, a teia e até os escritórios. As visitas decorrem às 11h00, 15h00, 16h30 e 18h00. “Hamlet sou eu” é a primeira peça a estrear no Teatro Luís de Camões, em 17, 23 e 24 de junho. Segundo a programação, “dois atores contam a história de Shakespeare a crianças guiando-as pela narrativa e propondo-lhes uma participação ativa”, possibilitando a “descoberta e representação de possíveis ‘cenários’ teatrais para a história da peça ‘Hamlet'”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos dias 30 de junho e 1 de julho, o teatro reabilitado pelos arquitetos Egas José Vieira e Graça Dias promete levar as crianças a “conhecerem a história do teatro, desde o antigo Egito até aos dias de hoje”, através do espetáculo “Daqui vê-se Melhor!”, apresentado por um narrador, uma atriz e um ilustrador.

A peça “Catabrisa” vai estar em exibição em 7 e 8 de julho, na qual as crianças são convidadas a conhecer “um mundo de sombras em forma de história para todos” e descobrir um espetáculo “de ideias em forma de sensação”. A peça é baseada no livro “Catavento (Eterogémeas) “.

A programação também terá as “Oficinas de Teatro”, entre 9 e 20 de julho, para mostrar aos jovens como é que “funciona um teatro”, experimentando “como atores e atrizes preparam o corpo”. “A Montanha”, de acordo com o programa do LU.CA, é “uma história contada a dois”, com um artista visual que “em tempo real vai construindo cenários e personagens que interagem com uma atriz que está em palco”. Vai estar em cartaz nos dias 21 e 22 de julho.