Um alto responsável do regime de Kim Jong Un deverá aterrar no aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, ao início da tarde (hora norte-americana) de quarta-feira, noticia o The Washington Post. A visita-relâmpago de Kim Yong Chol, um experiente general do exército norte-coreano, é um passo decisivo na preparação da possível cimeira EUA-Coreia do Norte prevista para 12 de junho, cuja realização chegou a estar em risco mas voltou a ser uma possibilidade admitida pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Através do Twittter, Donald Trump confirmou esta manhã, através do Twitter, que o “vice presidente da Coreia do Norte”, o tal “Kim Young [sic] Chol está agora a dirigir-se para Nova Iorque”. Para Trump, estas movimentações e as várias reuniões que tem havido nos últimos dias, são uma “ótima resposta à minha carta. Muito obrigado!”. Para Trump, os planos que estão a preparar-se vêm do teor da carta que enviou a Kim Jong Un, em que Trump se mostrava “triste” pelo suposto cancelamento da cimeira e mostrava esperança de que poderia continuar o “maravilhoso diálogo” entre os dois.

Apesar de Trump não ter dito, oficialmente, que a cimeira deverá (mesmo) acontecer, os funcionários da Casa Branca e os diplomatas ligados a esta matéria estão a trabalhar nesse pressuposto, diz o The Washington Post.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR