O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu esta terça-feira responder com a força aos cerca de 30 morteiros disparados da Faixa de Gaza para o sul de Israel, que não provocaram vítimas.

Israel leva muito a sério os ataques contra [o seu território] (…) pelo Hamas e pela Jihad Islâmica da Faixa de Gaza”, disse Netanyahu em conferência de imprensa, prometendo que o exército israelita “responderá com a força a estes ataques”.

Entretanto, a Jihad Islâmica felicitou a resistência armada palestiniana pelo ataque contra Israel a partir da Faixa de Gaza esta terça-feira de manhã, que segundo a agência de notícias espanhola Efe terá causado um ferido ligeiro e que aconteceu dias depois da morte de milhares de milicianos alvo do fogo israelita.

A fronteira entre Gaza e Israel tem vivido momentos de tensão nas últimas semanas, com os palestinianos a promoverem protestos contra o bloqueio imposto por Israel e pelo Egito, após a chegada ao poder do Hamas, em janeiro de 2006. Pelo menos 110 palestinianos morreram desde 30 de março em resultado de ações israelitas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR