Estava um astronauta da agência espacial norte-americana a bordo da Estação Espacial Internacional quando, ao passar a 40 mil metros de altitude da Tailândia, olhou para baixo e viu que a água estava cheia de pontos luminosos e verdes. Os astronautas que viajam à volta da Terra estão habituados a ver enxames luminosos e sabem identificá-los bem: costumam ser grandes cidades, como Berlim ou Nova Iorque. Desta vez era diferente: aquelas luzes verdes eram barcos que navegavam pelo mar de Andamão em busca de peixe.

Créditos: NASA/ JSC

As luzes verdes testemunham uma prática comum entre os pescadores tailandeses que se aventuram pelo mar: elas servem para atrair plâncton, que por serem o alimento preferencial de alguns peixes acabam por atraí-los para junto das redes montadas junto às lanternas. É um truque que também costuma ser utilizado na costa sul-americana voltada para o oceano Atlântico. Mas nesta região asiática ela é tão usada que os aglomerados de lanternas verdes podem ser vistas a partir do espaço.

Além das luzes verdes mergulhadas no mar, a fotografia da NASA também mostra um foco de luz branca. De acordo com a legenda feita pela agência espacial, esse foco é Bangecoque, a capital da Tailândia. Logo ao lado está Phnom Penh, a capital do Camboja: por ser menos urbanizado e por ter grande parte da população a viver em regiões rurais onde a eletricidade é um bem raro, as luzes deste país parecem muito mais apagadas em relação à capital do país vizinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR