Visa assegurou ao final da noite de sexta-feira que os seus serviços de pagamento já estão a funcionar “a níveis próximos dos normais”, depois de várias horas de “perturbação dos serviços”, que resultaram em milhões de transações falhadas ou canceladas em toda a Europa.

“Os titulares de cartões Visa podem agora usar os seus cartões Visa pois neste momento já estamos a operar em níveis próximos dos normais. O problema resultou de uma falha de hardware”, indicou ao Observador uma fonte oficial da empresa.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as falhas no serviço manifestaram-se, sobretudo, nas operações com chip e nas compras com introdução do pin no terminal, mas também em transações bancárias. Os levantamentos em ATM terão escapado aos problemas. A Visa garantiu, por outro lado, não ter “motivos para acreditar que este acontecimento esteja associado a qualquer acesso não autorizado ou ação mal intencionada”.

Questionada pelo Observador especificamente sobre o impacto do problema em Portugal, a empresa voltou a generalizar, afirmando que foram afetados “clientes em toda a Europa”.

“Hoje, a Visa teve uma falha no sistema que afetou clientes em toda a Europa. O nosso objetivo é garantir que todos os cartões Visa funcionem de forma fiável 24 horas por dia, 365 dias por ano. Hoje ficámos aquém desse objetivo e pedimos desculpas a todos os nossos parceiros e especialmente aos titulares de cartões Visa”, indicou a fonte oficial.

O The Guardian relatou problemas nas transações Visa de milhões de consumidores no Reino Unido e na Irlanda, em super-mercados e estações de combustível. Os utilizadores dos cartões protestaram nas redes sociais, queixando-se especialmente de falta de informação por parte da empresa de serviços financeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incidente, que terá começado perto das 14:30, impediu algumas transações de serem processadas na Europa. Segundo a Bloomberg, alguns negócios e bancos europeus, incluindo o HSBC Holdings e o Bank of Ireland reconhecem que alguns clientes sentiram problemas em realizar pagamentos com cartões sociais. A Visa é responsável por mais de 10 biliões de dólares em pagamentos todos os anos, incluindo a Visa Europa.

O Observador tem a informação de que foram registadas algumas incidências (falhas e cancelamentos de operações) em grandes cadeias de retalho em Lisboa, mas essencialmente limitadas a cartões emitidos fora de Portugal.

A Mastercard e a American Express já deram conta que os seus serviços de pagamentos estão a funcionar normalmente.