A rede de pagamentos através dos cartões Visa está esta sexta-feira a sofrer perturbações em toda a Europa, com as transações a falharem ou a ser canceladas. De acordo com o The Guardian, a empresa já confirmou os problemas e está a investigar a causa. Ainda não existe confirmação sobre os países que estão a ser afetados.

“A Visa está neste momento a experienciar uma perturbação nos serviços. Este incidente está a impedir algumas transações Visa na Europa. Estamos a investigar a causa e a trabalhar o mais rápido possível para resolver a situação”, explicou a empresa num comunicado.

A Mastercard já anunciou que o seu serviço de pagamentos está a decorrer normalmente.

O incidente está a impedir algumas transações de serem processadas na Europa. A empresa acrescenta que está a trabalhar para resolver a situação. Segundo a Bloomberg, alguns negócios e bancos europeus, incluindo o HSBC Holdings e o Bank of Ireland reconhecem que alguns clientes sentiram problemas em realizar pagamentos com cartões sociais. A Visa é responsável por mais de 10 biliões de dólares em pagamentos todos os anos, incluindo a Visa Europa.

O Observador tem a informação de que foram registadas algumas incidências em grandes cadeias de retalho em Lisboa, mas limitadas a cartões emitidos fora de Portugal. Contactada a Visa Portugal, a empresa remeteu para o comunicado enviado a nível internacional e não deu, para já, informação sobre o mercado português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR