A designer de malas Kate Spade foi esta terça-feira encontrada morta no próprio apartamento, em Nova Iorque. De acordo com a CNN, a norte-americana ter-se-á suicidado com um cachecol e deixou um bilhete. Tinha 55 anos.

Kate Spade nasceu no Kansas, no Estado do Missouri, em 1962. Licenciou-se em jornalismo e começou a escrever na secção de acessórios da revista feminina Mademoiselle, tendo sido promovida a editora anos depois. Em 1993, dois anos depois de deixar a publicação, decidiu aventurar-se no mundo da moda e dos negócios e criou a Kate Spade New York, uma marca de malas de luxo que rapidamente se tornou uma tendência a seguir. Com o sucesso da empresa, a designer começou a desenhar também roupa, joalheria, sapatos, óculos e até roupa para bebé.

A Kate Spade New York tem mais de 140 lojas nos Estados Unidos e cerca de 175 no resto do mundo. Em 2006, a designer decidiu vender a sua parte da empresa que criou nos anos 90 e em 2016 criou uma outra, a Frances Valentine, uma marca de malas e sapatos de luxo. Os nomes “Frances” e “Valentine” são de pessoas da própria família de Kate Spade e, depois de fundar a nova loja, a designer integrou-os no próprio nome, passando a chamar-se Katherine Noel Frances Valentine Brosnahan Spade.

Em 2017, a Fast Company considerou-a uma das pessoas mais criativas no mundo empresarial.

Era casada com o empresário Andy Spade – irmão do ator e comediante David Spade -, e foi com o seu apoio na componente empresarial que lançou a Kate Spade New York. Deixa uma filha, Frances Beatrix Spade, com 13 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Twitter, as reações à morte de Kate Spade já começaram a surgir. Chelsea Clinton, filha do antigo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e da candidata à Casa Branca Hillary Clinton, contou que a avó lhe deu a primeira mala Kate Spade quando estava na universidade.